20.6 C
fpolis
sábado, setembro 25, 2021
cinesytem

7 mil mudas nativas serão plantadas na Grande Florianópolis

spot_img

7 mil mudas nativas serão plantadas na Grande Florianópolis

spot_img

 

Únilos retoma ação de sucesso Um Pix Uma Árvore e ainda doará uma muda para cada novo cooperado

 

O Dia Mundial do Meio Ambiente está próximo. O 5 de junho é uma data importante para olhar para o cenário atual e ter iniciativas em relação ao cuidado com os recursos naturais do planeta.

 

Seguindo um dos princípios cooperativistas, que é o interesse pela comunidade, a Únilos, Cooperativa de Crédito da Grande Florianópolis, retoma a sua campanha Um Pix Uma Árvore, que foi sucesso no lançamento da nova forma de pagamento instantâneo em 2020, doando uma muda de árvore nativa para cada cadastramento de chave Pix. 

 

Para plantar mais de 7 mil mudas distribuídas entre as Fundações Municipais do Meio Ambiente de Florianópolis, São José e Palhoça, a Cooperativa ainda vai doar uma muda para cada novo cooperado Únilos, digital ou presencial. “Ano passado tivemos um retorno muito positivo com a entrega das 4.000 mudas de árvores nativas na região, ganhando o envolvimento do nosso cooperado em um mesmo objetivo, que é melhorar a nossa comunidade”, destaca a diretora-executiva Delbora Machado, que conclui “é um pensamento para o futuro e que mostra o nosso diferencial como cooperativa”. 

 

As ações voltadas ao meio ambiente sempre refletem a longo prazo e a parceria construída com as Fundações Municipais são fundamentais para o sucesso das duas ações ambientais da Cooperativa, pois elas possuem equipes especializadas e projetos já mapeados de reflorestamento:  

 

De acordo com Cid Neto, do DEPUC, da FLORAM plantar sempre é importante e como a demanda é grande e o processo de crescimento natural das árvores é demorado, as parcerias são sempre bem-vindas. “Florianópolis tem 50 espécies de árvores nativas com potencial para arborização urbana. Atualmente temos uma frente de trabalho para retirar espécies exóticas invasoras e também manter o enriquecimento das florestas”, explica Neto.  

 

O presidente da FECAM, Anestor Pedro Denoni destaca o Araçazeiro, o ipê-verde e roxo, a pitangueira, a aroeira-vermelha, a guabiroba, a jabuticaba, como algumas das espécies nativas que a fundação trabalha para o povoamento e enriquecimento do patrimônio florístico e faunístico de Palhoça. “Nós temos a nossa produção de mudas, mas a ajuda externa melhora a logística, pois sempre é preciso recuperar áreas degradadas, efetuar o plantio em áreas verdes e executar ações de educação ambiental”, conclui o presidente.  

 

Já em São José, as mudas serão entregues aos FMADS para o plantio em áreas de recomposição de mata ciliar, em sua maioria no Rio Araújo que atravessa os bairros do município Bela Vista, Barreiros e Campinas e o Jardim Atlântico, na capital. 

 

A ação ‘Um Pix Uma Árvore’ acontece em todas as oito unidades de atendimento Únilos e também pelo atendimento da agência digital. Com 23 anos de atuação, a Cooperativa de Crédito tem mais de 16 mil cooperados e integra o Sistema Ailos, com mais de 1 milhão de cooperados nos três estados do Sul do Brasil.

spot_img
spot_img

Leia mais