23.7 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

8ª edição o Festival Internacional de Teatro de Animação (FITA) reuniu mais de 20 mil pessoas

spot_img

8ª edição o Festival Internacional de Teatro de Animação (FITA) reuniu mais de 20 mil pessoas

spot_imgspot_img

A 8ª edição o Festival Internacional de Teatro de Animação (FITA), de 16 a 23 de agosto em 11 cidades catarinenses, reuniu 21 mil espectadores, de acordo com a coordenação do evento. Desses, 10 mil eram alunos de instituições públicas de ensino beneficiados com a gratuidade no acesso aos espetáculos de 10 companhias de teatro de animação nacionais e 5 internacionais. No total, foram 57 apresentações.

Entre os espetáculos selecionados para FITA em 2014 estão os exclusivamente para o público adulto, como “Diagnóstico: Hamlet”, da Cia Pelmànec (Espanha), e “Clown’ s Houses”, da Merlin Puppet Theatre (Grécia). A preocupação da curadoria foi mostrar que o teatro de animação é feito para esse público igualmente. Dessa forma, o festival contemplou crianças, jovens e adultos.

O 8º FITA marcou presença em Balneário Camboriú, Biguaçu, Blumenau, Brusque, Criciúma, Florianópolis, Joinville, Laguna, Santo Amaro da Imperatriz, São José e Tijucas. 

Foram dez comunicações com pesquisas diferenciadas, três palestras com pesquisadores renomados, duas mesas de conversa que versaram sobre a experiência do trabalho em grupo e uma reunião presencial com associados da ABTB – Associação Brasileira de Teatro de Bonecos. As atividades formativas, nesta edição, aconteceram em Florianópolis, como em 2013, e em outras duas cidades – Laguna e São José.

Outro avanço em 2014 foi no quesito acessibilidade para portadores de necessidades especiais – ampliou-se o foco na acessibilidade para cegos e reforçou-se o trabalho com os surdos e cadeirantes. “Foi mais um ano de festival e nosso FITA já é quase adolescente. Oito anos de pura alegria, descontração e muita aventura gerada a partir dos objetos, bonecos e mil formas”, afirma a coordenadora geral do FITA Sassá Moretti.

O 9º FITA já está sendo preparado e a previsão é de que seja no segundo semestre de 2015.
 

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img