21.3 C
fpolis
quarta-feira, abril 24, 2024
Cinesystem

8º Floripa Chess Open Alínea Urbanismo reúne os melhores jogadores da América Latina em Florianópolis

spot_img

8º Floripa Chess Open Alínea Urbanismo reúne os melhores jogadores da América Latina em Florianópolis

spot_imgspot_img

Ao todo, 500  jogadores de todo o mundo participam da edição 2022
A “Disneyland” do xadrez brasileiro, o 8º Floripa Chess Open, está em seu terceiro dia de competição e segue até domingo (30/01). A oitava edição iniciou na segunda-feira (24/01), conta com 500 jogadores de 10 países diferentes e de 26 estados do Brasil.  Entre eles, 13 Grandes Mestres (GMs), além de centenas de outros titulados disputam a premiação de R$ 31 mil reais, no Lira Tênis Clube, em Florianópolis. Até domingo, serão 10 partidas, além de eventos paralelos que ocorrem no Festival.

Para 2022, a grande atração do torneio é o GM espanhol José Fernando Cuenca Jiménez, mais conhecido como “Pepe Cuenca”, comentarista da plataforma de xadrez Chess24 que, em sua sala de streaming, chegou a bater a marca de 10 mil seguidores ao vivo em uma única transmissão. As atrações do Festival iniciaram ainda na sexta-feira (21/01) com curso de arbitragem (gratuito para mulheres de todo o país), com o Floripa Chess Congress, um congresso para pesquisas acadêmicas que estudam a relação do xadrez com outras áreas do conhecimento, torneio de duplas, torneio escolar, um campeonato de xadrez blitz e uma simultânea com 31 jogadores contra o GM Pepe. 

Na tarde desta quarta-feira (26/01) será realizado o 7º Floripa Super Blitz, um evento de xadrez relâmpago com partidas de três minutos. Já são 178 jogadores inscritos. A competição inicia às 14h no salão Ônix do Lira Tênis Clube. 
Acessibilidade e inclusão
No torneio principal deste ano, o Festival também conta com a participação de dois deficientes físicos e cinco deficientes visuais que jogam no salão Arquipélago do Hotel Faial com condições de acessibilidade.  

Evento Especial no Floripa Chess Open 2022

A organização anunciou evento com o especialista e campeão mundial de Xadrez Atômico, Eduardo Lucas Lorenzon para o Festival Floripa Chess Open 2022. No dia 28 de janeiro, sexta-feira à tarde, às 14h, Lorenzon ministrará uma palestra sobre Xadrez Atômico e em seguida, ele jogará contra 20 tabuleiros em uma simultânea da modalidade. As inscrições são gratuitas pelo e-mail: floripachessopen@gmail.com ou pelo direct do instagram @floripachessopen.

Transmissão ao vivo e patrocinadores

Os organizadores do evento, Kaiser Luiz Mafra e Marcelo Nascimento Pomar trabalharam e ainda estão organizados para que o evento cumprisse todas as medidas preventivas contra a Covid-19. Não é permitido acesso ao público no evento, entretanto, as partidas contamcom transmissão ao vivo nas redes sociais e nos sites especializados em xadrez: como o Chess.com, FollowChess, twitch, You Tube do Floripa Chess Open, Canal Raffa Chess, Babi Chess, Justi Chess, entre outros.

A organização do Floripa Chess Open agradece e enaltece os patrocinadores que contribuíram para que o evento acontecesse, além de apostarem no incentivo ao xadrez nacional. Obrigada à Alínea Urbanismo e Federação Internacional de Xadrez, a FIDE. Um agradecimento especial aos apoiadores: Fundação Municipal de Esportes de Florianópolis, Federação Catarinense de Xadrez, Confederação Brasileira de Xadrez (CBX), Clínica Medical Kids, Lira Tênis Clube, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Zugzwang, Xadrez do Brasil e X e P Esportes.

Site Oficial Floripa Chess Open
https://floripachessopen.com.br/
Lista de inscritos no evento:https://bit.ly/3IBWMwb

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img