19.8 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

9ª Mostra Cinema e Direitos Humanos começa nesta sexta-feira em Florianópolis

spot_img

9ª Mostra Cinema e Direitos Humanos começa nesta sexta-feira em Florianópolis

spot_imgspot_img

Inspirada nos 50 anos do golpe civil-militar, a 9ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul ocorre até 20 de dezembro nas 26 capitais e no Distrito Federal, e em 1.000 pontos culturais fora das capitais urbanas entre janeiro e março de 2015. Em Florianópolis, depois de três anos sendo realizada na Faculdade Cesusc, em Santo Antônio de Lisboa, passa a ocorrer na sala de cinema do Centro Integrado de Cultura, na Agronômica, até o dia 12. Confira aqui a programação completa para a Capital catarinense.

A abertura ocorre nesta sexta-feira, 7, às 19h30, com a exibição de "Que bom te ver viva", primeiro longa-metragem dirigido pela cineasta carioca Lúcia Murat, homenageada da edição 2014 da mostra. A convidada esteve envolvida com os movimentos políticos de resistência ao golpe, foi presa em 1971, e levou suas experiências para as telas do cinema com o fim da ditadura, após 1985.

No longa, oito ex-presas políticas falam sobre a luta e a tortura vividas durante o regime militar brasileiro e a experiência de ter sobrevivido. Entre os depoimentos, delírios e confissões de uma personagem anônima, que reflete sobre o peso de ter sobrevivo lúcida às torturas. Veja um trecho da obra:

Com entrada franca, a 9ª Mostra exibe ao todo 41 filmes, todos com sistema closed caption e sessões que incluem audiodescrição, voltadas para pessoas com deficiência visual.

As sessões serão: “Mostra Competitiva”, “Mostra Memória e Verdade”, “Mostra Homenagem Lúcia Murat” e “Sessão Inventar com a Diferença”. O melhor curta, média e longa-metragem da Mostra Competitiva serão escolhidos pelo voto popular, a partir da votação em todas as capitais do país.

Novidades

A novidade que o evento traz em 2014 são filmes produzidos não só na América do Sul, como nos outros anos, mas também em países do Hemisfério Sul, como Egito e Jordânia. A “Mostra Competitiva” com 24 longas, médias e curtas-metragens, em que as plateias elegem os melhores filmes através de votação popular, é destaque na programação, assim como a “Sessão Inventar com a Diferença”.

Esta sessão exibe filmes-carta produzidos por alunos de escolas públicas do país que participaram do projeto “Inventar com a Diferença”, que levou cinema e direitos humanos para cerca de 300 escolas no primeiro semestre de 2014. O documentário “Pelas Janelas”, produzido por alunos da UFF a respeito do Inventar, também ganhará primeira projeção pública na sessão.

A “Mostra Memória e Verdade” é uma das exibições voltadas ao golpe de 1964, abordando questões sobre a ditadura e os contornos políticos do período. Os documentários “Setenta” (2013), de Emilia Silveira Brasil, e “Cabra Marcado para Morrer” (1984), de Eduardo Coutinho, estão entre as escolhas da curadoria.

O Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC) fica na Avenida Irineu Bornhausen, 5.600, Agronômica. Mais informações pelo telefone (48) 3953-2300.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img