27.4 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

9ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis recebe inscrições até 15/04

spot_img

9ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis recebe inscrições até 15/04

spot_imgspot_img

Podem se inscrever para participar da mostra competitiva produções nacionais de todos os gêneros e formatos, mas com foco no universo infantil, e inéditas em Santa Catarina.

As inscrições estão abertas até o dia 15 de abril. O regulamento e a ficha de inscrição podem ser acessados em www.mostradecinemainfantil.com.br. A escolha do vencedor é realizada por um júri formado por crianças previamente selecionadas pela organização do festival. Elas vão eleger o melhor filme ou vídeo de curta-metragem infantil brasileiro. Além do troféu, o primeiro colocado recebe um prêmio de R$ 1.000,00.

Evento de especial interesse para o público, educadores e produtores que pensam o cinema como diversão e cultura, a mostra de Florianópolis é um dos mais importantes festivais do segmento no Brasil. Além de exibir filmes atuais e antigos, propõe um debate sobre a produção cinematográfica voltada para o público mais jovem.

Nesta edição, ocorre o 6º Encontro Nacional do Cinema Infantil, que vai discutir a importância do cinema na educação, e também a produção cinematográfica para crianças e adolescentes no Brasil e no mundo. O objetivo principal é tornar o mercado do cinema infantil forte e estratégico.

A exibição dos filmes durante a mostra é realizada também como uma ação voltada à inclusão social e construção da cidadania através do cinema. Alunos das escolas da rede pública ganham transporte para assistir aos filmes, exibidos gratuitamente durante a semana, e a preços populares nos fins de semana. Paralelamente, ocorrem oficinas para estudantes e para professores, debates com especialistas em educação e cinema, produtores e realizadores.

Pelo terceiro ano consecutivo será realizada uma parceria com a Programadora Brasil, do Ministério da Cultura. Os filmes encaminhados para o evento serão sugeridos para inclusão no catálogo de títulos infantis. Cabe à Programadora a seleção final. Esta parceria permite a crianças de todo o país o acesso a atual produção brasileira de cinema infantil. A mostra é realizada pela Lume Produções Culturais com o apoio de patrocinadores.

A cada ano os números de filmes e de público são ampliados. Na primeira edição, em 2002, atingiu 2,5 mil pessoas, e em 2009, 26 mil. Para este ano está previsto um público ainda maior.

Na edição de 2008, foi realizado o primeiro Pitching, com a participação de realizadores de todo o Brasil. O projeto escolhido foi Eu e Meu Guarda-Chuva, longa-metragem em desenvolvimento pelo diretor Toni Vanzolini, e pelo produtor Luiz Noronha, da Conspiração Filmes (RJ). Os produtores participaram em 2009 do Fórum de Financiamento do Festival de Malmo, na Suécia. O vencedor do 2º Pitching foi o longa-metragem Tainá 3, que também estará presente no Festival de Malmo em Março deste ano.

Em breve será divulgado as inscrições para o terceiro 3ª Pitching.

CONTATO

Luiza Lins
Diretora da Mostra
luizalins@mostradecinemainfantil.com.br
(48) 3235-5996, 9980-6908
Fifo Lima

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img