19.2 C
fpolis
quinta-feira, abril 18, 2024
Cinesystem

10ª Semana do Jornalismo da UFSC recebe inscrições nesta segunda-feira

spot_img

10ª Semana do Jornalismo da UFSC recebe inscrições nesta segunda-feira

spot_imgspot_img

Evento organizado por alunos acontece entre 12 e 16 de setembro

Os dez anos da Semana do Jornalismo são comemorados com a presença de José Hamilton Ribeiro, João Moreira Salles, Alexandre Matias, Ana Estela Pinto, Tiago Dória, Luiz Iria e outros trinta e três jornalistas em Florianópolis entre 12 e 16 de setembro. A 10ª Semana terá cinco dias de palestras, sabatinas, mesas de discussão, debates, minicursos e exibição de documentários. O evento, totalmente organizado por alunos do Curso, é gratuito e acontece no Centro de Comunicação e Expressão da UFSC.

Convidado da palestra de abertura, José Hamilton Ribeiro acumula 50 anos de profissão, cinco prêmios Esso e seis livros lançados. O editor do caderno Link e do blog Trabalho Sujo, Alexandre Matias, participa de um bate-papo na terça-feira mediado por Emerson Gasperin no Chopp do Gus, bar próximo à Universidade. Na quarta-feira, uma sabatina com as responsáveis pela Agência Pública de Jornalismo Investigativo Natalia Viana e Marina Amaral, parceiras da organização WikiLeaks no Brasil. E para a palestra de encerramento, na sexta-feira, a Semana conta com João Moreira Salles, documentarista e criador da revista piauí.

Durante as manhãs de segunda a quinta-feira serão oferecidos dez minicursos, com certificados pela Pró-Reitoria de Extensão da UFSC: Tratamento de imagens em Adobe Lightroom, Documentário em telejornalismo, Criação de website, Narrativa fotográfica, Videoclipe, Técnicas literárias no jornalismo, Noções gerais de direito e economia, Jornalismo investigativo, Introdução ao Flash e Análise de produtos audiovisuais. As inscrições serão realizadas no dia 5 de setembro a partir das 9h, no site da 10ª Semana.

Nos dias 12, 14 e 16 de setembro, a 10ª Semana realizará webconferências com três correspondentes internacionais: Sérgio Dávila (ex-correspondente nos Estados Unidos), Eduardo Castro (África) e Fabiano Maisonnave (China). Sempre às 15h00, com link no twitter @semanadojor e cobertura pela conta @websemana. Na terça e quinta-feira, dias 13 e 15, serão exibidos documentários produzidos pelos alunos da disciplina Grande Reportagem em Vídeo no primeiro semestre de 2011.

A 10ª Semana será transmitida ao vivo pela internet, em uma parceria com o Estúdio de Videoconferência da UFSC. Os internautas também poderão participar enviando perguntas para semanadojor@gmail.com e acompanhando o twitter @semanadojor.

Histórico

Pensando na interação entre aluno e profissional, a Semana do Jornalismo foi criada e realizada pela primeira vez em 2000. A importância de refletir sobre a profissão levou os alunos a tornarem a Semana um acontecimento anual. As edições de 2001 e 2005 não ocorreram devido às greves na universidade.

Já participaram do evento profissionais como Marcelo Tas, Ricardo Kotscho, Marcos Uchôa, Xico Sá, Ruy Castro, Rubens Valente, Marcos Sá Corrêa, Daniela Pinheiro, Clóvis Rossi, Eliane Cantanhêde, Marcelo Canellas, Antero Greco, Sônia Bridi, Fred Melo Paiva, Jaguar, Cassiano Machado, Eliane Brum, equipe do Profissão Repórter, entre outros. Mais de 60 oficinas e 40 palestras foram realizadas durante as nove edições da Semana do Jornalismo da UFSC.

10ª Semana do Jornalismo da UFSC
Quando: de 12 a 16 de setembro de 2011
Onde: auditório do Centro de Comunicação e Expressão
Quanto: gratuito

Mais informações: www.semanadojornalismo.ufsc.br; (48) 8446 8264; semanadojor@gmail.com

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img