23.2 C
fpolis
terça-feira, abril 23, 2024
Cinesystem

1° Encontro de Sustentabilidade oferece lazer e aprendizado para comunidade do Rio Vermelho

spot_img

1° Encontro de Sustentabilidade oferece lazer e aprendizado para comunidade do Rio Vermelho

spot_imgspot_img

Evento realizado no dia 24 de setembro reuniu cerca de450 pessoas para discutir sobre meio ambiente e chamar a população para limpeza do bairro que acontece no próximo sábado, 01 de outubro, no Rio Vermelho.

O primeiro sábado de primavera deste ano (24 de setembro) foi a data escolhida para a realização do 1° Encontro de Sustentabilidade, promovido pela entidade SOS Moçambique e Projeto Consciência Verde Rio Vermelho. A Pousada Oceanomare foi o palco do encontro, que reuniu aproximadamente 450 visitantes que puderam aproveitaram oficinas, exposições artísticas, palestras e shows de música. O objetivo dos organizadores foi levantar questões sócioambientais de interesse da comunidade e chamar a população para a limpeza do Bairro Rio Vermelho, que ocorrerá no próximo sábado, 01 de outubro. “Foi muito gratificante ver um público bem alegre e descontraido, com vontade de adquirir mais conhecimentos em relação a sustentabilidade. Vi muitos pais com seus filhos reunidos num dia de lazer em prol de uma mudança coletiva para a melhoria da qualidade de vida de todos”, afirma Cadu Fagundes, um dos organizadores do encontro. O bairro do Rio Vermelho foi um dos mais prejudicados durante as chuvas de setembro.

Com apoio da Polícia Ambiental, de comerciantes locais e de moradores o evento contou com uma excelente estrutura e recebeu visitantes de todas as idades. Famílias inteiras aproveitaram o sábado para debater temas relacionados ao meio ambiente. Ivana Brovitisky estava acompanhada do marido e da pequena Luana, de apenas um aninho: “Dificilmente temos uma oportunidade como essa de estar num lugar lindo, com várias atrações, música, espaço para as crianças brincarem, pra se discutir e falar sobre meio ambiente. Foi uma iniciativa maravilhosa”. Enquanto as crianças eram apresentadas a brinquedos produzidos com material reciclado, pais aprendiam sobre reciclagem de lixo e técnicas de compostagem, que auxiliam na diminuição da geração de resíduos sólidos e, consequentemente, na diminuição de aterros sanitários. Mudas de plantas nativas foram distribuídas para os participantes que também tiveram a oportunidade de conferir o trabalho de artesãos locais e adotar animais de estimação.

Durante a tarde shows culturais foram a grande atração. A banda Cultivo abriu as apresentações, com seu reggae melódico. Logo após o comediante Muriel, guitarrista da banda Dazaranha, encarnou o personagem Darci, um manézinho característico, arrancando boas risadas do público. O vocalista da banda Humani, Triba Nelson, não se intimidou com a chuva que começou a cair e apresentou em um acústico suas novas canções de amor e protesto. O tradicional artista ilhéu, Valdir Agostinho, cantou músicas como “O reggae da tainha” . A banda Habitantes de Zion fechou o 1° Encontro de Sustentabilidade, com o pedido dos participantes de que novos eventos sejam realizados em breve.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img