22.5 C
fpolis
terça-feira, abril 16, 2024
Cinesystem

2º Festival de Fotografia Floripa na Foto em Laguna

spot_img

2º Festival de Fotografia Floripa na Foto em Laguna

spot_imgspot_img

O projeto itinerante do 2º Festival de Fotografia Floripa na Foto ocorre nesta segunda-feira, dia 12 de dezembro no Cineclube Laguna, no Sul do Estado, onde serão realizadas a exposição Fotográfica Ciganos, de Rogério Ferrari, reunião com fotógrafos, ação educativa, palestras e projeção fotográfica em espaço público. Todas as atividades serão dedicadas às comemorações dos 50 anos do Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros.

A exposição Ciganos abre às 19h e foi produzida a partir da itinerância do fotógrafo pelas comunidades de ciganos da Bahia. Durante três meses, Rogério Ferrari percorreu um total de 40 municípios baianos. O resultado desse projeto fotográfico é também um livro e mostra as diferentes condições em que vivem os ciganos e a expressão e manutenção de uma identidade própria. Apesar dos estigmas, dos estereótipos e das perseguições sofridas ao longo de séculos, os ciganos seguem sendo ciganos. Por meio do livro e da exposição sé possível obter uma visão muito além do preconceito exercido sobre estes povos.

Das 14 às 17h, ocorre a oficina sobre fotografia para educadores com as arte-educadoras Cristiane Pedrini Ugolini e Maria Lucila Horn. Às 18h30, será feita uma conversa com os fotógrafos da região com o objetivo de iniciar um mapeamento da fotografia no Estado de Santa Catarina. O objetivo é promover práticas e reflexões sobre a fotografia por meio de jogos e leituras de imagem, e também saída fotográfica.

Das 18h30 às 21h, será realizada a palestra Dicas e Truques com o especialista em Adobe Photoshop, Gui Becker. O fotógrafo trabalha com manipulação de imagens há 8 anos. Foi gerente da área de Manipulação da Imagining – Soluções em Imagens e professor das disciplinas de “Manipulação de Imagens” e “Manipulação de Imagens Avançado” na graduação em Fotografia da Univali-Florianópolis. Mais informações em
www.guibecker.com.br e www.behance.net/gui_becker.

A partir das 21h, ocorrem projeções de imagens A Fronteira do Real, de Fatinha Silva, de Belém do Pará, Imagens do povo – Observatório das Favelas – Favela da Maré – Rio de Janeiro, 15 Mimutes Exhibition, um curta-metragem de Claudia Buzzetti, produzido pelo Ateliê da Imagem do Rio de Janeiro e Concurso Fotográfico Floripa na Foto 2010, cujo tema foi Santa Catarina.

Neste ano de 2011 o Festival de Fotografia Floripa na Foto ocorreu de 25 a 30 de outubro e além de reunir em Florianópolis fotógrafos e apaixonados por fotografia de diversas regiões do Brasil e da América Latina, trouxe a proposta de estabelecer um estreitamento das relações com o interior do Estado por meio de itinerâncias.

O Circuito Floripa na Foto pelas regiões do Estado é uma parceria entre a coordenação do Festival Floripa na Foto com a Fundação Catarinense de Cultura – FCC. Além de Florianópolis, serão atendidas dez regiões..

FESTIVAL DE FOTOGRAFIA ITINERANTE – LAGUNA/SC
Local: IPHAN – Praça Vidal Ramos, 118
Sala do Cineclube Laguna
Centro Histórico – Laguna – SC

PROGRAMAÇÃO
12 de dezembro de 2011

14:00 às 17:00 – Oficina para educadores
17:30 – Abertura da exposição Ciganos de Rogério Ferrari
18:00 às 18:30 Reunião com fotógrafos da região – Pauta: mapeamento da fotografia em Santa Catarina
18:30 às 21:00 – Palestra “Dicas e Truques” com o Expert em Adobe Photoshop© Gui Becker.
21:00 às 22:00 – Projeção em espaço público

AS VAGAS SÃO LIMITADAS!

Inscrições: (48) 36441144 (Cineclube Laguna-SC)
Gizely Cesconetto de Campos (48) 32230883 (IPHAN/SC)
http://iphansc.blogspot.com/
http://cineclubelaguna.wordpress.com/

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img