16.8 C
fpolis
quinta-feira, abril 18, 2024
Cinesystem

6ª Benefest espera duas mil pessoas em Florianópolis dia 02 de outubro

spot_img

6ª Benefest espera duas mil pessoas em Florianópolis dia 02 de outubro

spot_imgspot_img

Um dos mais importantes trabalhos sociais de Florianópolis, o Centro de Educação e Evangelização Popular (Cedep), vinculado ao Instituto Padre Vilson Groh, prepara para o próximo dia 2 de outubro a 6ª edição da Benefest, evento que deverá reunir para uma grande feijoada mais de duas mil pessoas. A causa é justa: toda a renda do evento reverte para o Cedep, que desde 2005 atende a crianças e adolescentes do bairro Monte Cristo, uma comunidade historicamente marginalizada. A Benefest responde por 70% da receita da entidade e será realizada na sede do Lagoa Iate Clube.

As camisetas-ingresso (R$ 60 cada) e as cotas de patrocínio já estão à venda. As camisetas respondem por 30% da receita da festa e dão direito à feijoada, bebidas e demais atrações. Além disso, empresários da região contribuem com cotas de patrocínio. Em 2010, o evento arrecadou R$ 400 mil.

A razão para ajudar o Cedep está em seu forte impacto social. Se nas ruas do bairro os jovens estão sujeitos a alguns perigos, no Cedep eles conhecem novas perspectivas de vida. Em regime de contraturno escolar, 320 crianças e adolescentes de seis a 15 anos fazem oficinas de artes plásticas, artes cênicas, música, dança, capoeira, basquete, informática, educação física, futebol e arte literária. As oficinas trabalham periodicamente com temáticas específicas – a última foi “diversidade” e a próxima trabalhará “cidadania planetária”. Todas as atividades são acompanhadas por professores cientes da realidade da comunidade e da importância social do projeto.

O aluno Lucas Yuri, de dez anos, frequenta o Cedep desde 2009. “Gosto muito de jogar futebol, tenho muitos amigos aqui e gosto de fazer dança e teatro”, diz. Um desses amigos, Adrian Felipe de Oliveira Cardoso, participa desde o ano passado e explica o porquê: “Aqui tenho muitas amizades. Gosto de participar das oficinas do projeto e já aprendi a dançar, jogar bola, soltar pipa, fazer aula de vôlei, dançar e fazer artes cênicas”.
Além de 23 funcionários, o Cedep conta o trabalho de voluntários. Márcia Regina Coelho, voluntária há um ano e meio, estusiasma-se ao falar do projeto: “Faço por amor às crianças. Trabalho na cozinha, na secretaria, na sala de aula, onde precisar. Valorizo muito o trabalho do Cedep”. No Centro, o cuidado com a alimentação é uma das grandes preocupações. O cardápio é elaborado com acompanhamento de nutricionista e as opões mudam diariamente. O buffet é colorido e o prato das crianças rico e gostoso.

“O Cedep, dentro do território do Monte Cristo, trabalha os potenciais das crianças e gera a oportunidade de um horizonte. Todo o esforço e o impacto social vemos na medida em que nossos adolescentes têm uma grande perspectiva de vida, estudo, profissionalização e inserção no mercado de trabalho”, observa o Padre Vilson. Segundo ele, cada edição da Benefest garante a manutenção de seis meses das atividades do Cedep. “Quem vai à Benefest contribui para a construção das forças que atuam para o bem desta cidade”, diz.

Sobre o Padre Vilson Groh

Há 30 anos, Padre Vilson Groh é uma das principais lideranças de movimentos populares da Grande Florianópolis. Seu trabalho de inserção social já recebeu diversos prêmios e homenagens, dentre os quais o Prêmio de Direitos Humanos do Estado de Santa Catarina, o título estadual de Cidadão Honoris Causa, o Prêmio Betinho de Atitude Cidadã e o Troféu Amigo da Comunidade, oferecido pelo Grupo RBS. No ano passado, também teve o trabalho reconhecido pela Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF).

Padre Vilson coordena também outras quatro organizações não-governamentais – o Centro Cultural Escrava Anastácia, a Associação dos Amigos da Casa da Criança e do Adolescente, o Centro Social Elizabete Sarcam e o Centro Social Marista Irmão Celso Comte. O Instituto Padre Vilson Groh foi inaugurado este ano para centralizar as atividades.

Serviço
O que: 6ª Benefest
Quando: 02/10, das 11 às 17 horas.
Onde: Lagoa Iate Clube (LIC) – Rua Hypólito V. Pereira, 620 – Lagoa da Conceição.
OBS: Camisetas-ingresso e cotas de patrocínio podem ser adquiridas com o próprio Cedep. Fone: (48) 3244-7497.

facebook.com/benefest


O vídeo mostra o trabalho do Centro de Educação e Evangelização Popular (Cedep), que atende a 320 crianças e adolescentes do bairro Monte Cristo, em Florianópolis. Vinculado ao Instituto Padre Vilson Groh, o Cedep realiza dia 2 de outubro a 6ª Benefest, uma grande feijoada para ajudar a entidade. Camisetas-ingresso e cotas-patrocínio podem ser adquiridas ligando para (48) 3244-7497.

Conheça o Cedep from All Press Comunicação on Vimeo.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img