19.9 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

6ª Semana da Filosofia – Homenagem ao grande filósofo Giordano Bruno

spot_img

6ª Semana da Filosofia – Homenagem ao grande filósofo Giordano Bruno

spot_imgspot_img

Dia Internacional da Filosofia – as sedes da Nova Acrópole em todo o mundo promovem por mais este ano a proposta da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), que celebra, desde 2002, o Dia Internacional da Filosofia. Os eventos desenvolvidos nos diferentes países, onde está presente Nova Acrópole, levaram a filosofia a diversos públicos das mais variadas formas, com notável criatividade. No Brasil, a 6ª Semana Mundial da Filosofia homenageia o grande filósofo Giordano Bruno por meio de uma exposição e palestras gratuitas.

O Ideal humanista em Giordano Bruno – Ao final do século XVI de nossa era nascia Giordano Bruno, grande filósofo que já durante os primeiros anos de sua vida, destacou-se por sua clara inteligência e espírito meditativo. Dedicou-se à busca pela verdade acima de todas as coisas e encontrou na tradição da filosofia a Sabedoria que levou para os diversos lugares por onde passou. Encarnou o ideal humanista e renascentista, foi astrofísico, cientista, político, jurista, artista… Afirmava que as verdadeiras leis são celestes e que estavam em todos os seres. Fundamentou-se na herança das grandes civilizações que souberam transformar o homem e sua vida.

Programação – Dia 21 à 27 de Novembro
10:00h às 22:00h – Exposição – Gratuita
Durante toda a semana, estarão abertas à visitação Salas Temáticas sobre o Renascimento, a vida e a obra de Giordano Bruno, suas contribuições para a Humanidade e para o desenvolvimento dos potenciais humanos.

20:00h – Palestras e Atividades Culturais – Gratuitas
21/11 – Giordano Bruno: uma vida dedicada à Sabedoria
22/11 – Giordano Bruno e a Arte da Memória
23/11 – O ser humano e seus potenciais: Consciência, Memória, Atenção, Imaginação e Inteligência
24/11 – Ciência e Filosofia de Giordano Bruno
25/11 – Nova Acrópole: Escola de Filosofia à Maneira Clássica
26/11 – Os Geniais Filósofos Renascentistas
27/11 – Apresentação Artística – Espaço Musical Sonoritá

Sinopses:
– Giordano Bruno: uma vida dedicada à Sabedoria
Giordano Bruno foi um humanista e é um dos maiores filósofos da nossa história. Sua vida e suas obras sempre foram dedicadas àqueles que buscam a eterna Sabedoria.

– Giordano Bruno e a Arte da Memória
Giordano Bruno deixou uma grande contribuição para a arte clássica da memória. Sua técnica consistia em imprimir na mente imagens básicas permitindo a memorização de tudo o que se quisesse.

– O ser humano e seus potenciais: Consciência, Memória, Atenção, Imaginação e Inteligência
Muitas tradições falam do potencial de homens e mulheres e da capacidade de desenvolver as faculdades que fazem o ser humano conhecer a si mesmo e alcançar o desenvolvimento global.

– Ciência e Filosofia de Giordano Bruno
Neste momento em que o homem se lança a descobrir outros mundos e em qua a física quântica retorna ao espiritual, comprova-se que Giordano Bruno estava séculos à frente de seu tempo.

– Nova Acrópole: Escola de Filosofia à Maneira Clássica
Seguindo a tradição das Escolas de Filosofia de todas as épocas, Nova Acrópole promove o resgate da filosofia como busca da Sabedoria, inspirando-se em grandes filósofos como Giordano Bruno.

– Os Geniais Filósofos Renascentistas
No Renascimento, grandes filósofos como Giordano Bruno trouxeram importantes contribuições para a Humanidade, que impactou vários setores da vida humana nos influenciando fortemente até hoje.

– Apresentação Artística – Espaço Musical Sonoritá
O Espaço Musica Sonoritá, por meio de sua orquestra de cordas formada por alunos e professores, apresenta grandes clássicos da musica ocidental.


Local: Associação Cultural Nova Acrópole de Florianópolis, Rua Hermann Blumenau, 215 – Centro
Informações: 48 3324-0849

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img