24.1 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

1ª CDL de Santa Catarina chega aos 51 anos como referência nacional do setor

spot_img

1ª CDL de Santa Catarina chega aos 51 anos como referência nacional do setor

spot_imgspot_img

Entidade tem o maior número de associados do estado e modelo de gestão eficiente

Primeira entidade lojista de Santa Catarina, a CDL de Florianópolis chega aos 51 anos, nesta quinta-feira (28), com o maior número de associados do estado e como referência nacional no setor em gestão. “O comércio sempre foi a atividade privada mais importante da capital e a CDL cresceu na mesma proporção”, avalia o presidente Pedro Paulo de Abreu. “Nossa representatividade, aliás, ultrapassa a fronteira do varejo, pois estamos envolvidos com as principais causas da comunidade da região metropolitana”, acrescenta.

Nesta quinta-feira Abreu e sua diretoria inauguram a ampliação da sede da CDL e comemoram a marca de mais de três mil associados, o que faz da entidade a maior do movimento lojista catarinense. No ano passado, os cedelistas de Florianópolis sediaram a 51ª Convenção Nacional do Comércio Lojista, com mais de quatro mil participantes, a maior da história em nível nacional. “Nossa estrutura e organização foram consideradas exemplares”, lembra o ex-presidente Osmar Silveira.

“A missão original da entidade é promover e qualificar o comércio, gerando renda e oportunidades de trabalho, além da gestão e da defesa do crédito, por meio do SPC”, explica o presidente Abreu. “Mas expandimos nossa atuação sem perder o foco”, observa ele, mencionando o envolvimento com a promoção do turismo, o trabalho por obras de infraestrutura e pelo desenvolvimento sustentável da capital.
A CDL ampliou os investimentos em cursos, palestras, missões e na formação de núcleos setoriais (videolocadoras, salões de beleza e estética, óticas e relojoarias) e regionais (norte da Ilha e centro histórico). Oferece cursos em técnicas de vendas, administração de pequenos negócios, desenvolvimento de equipes e administração de crédito e cobrança. Atua com firmeza na defesa da legalidade e participou da criação dos conselhos estadual e municipal de combate à pirataria, atua junto à Frente Parlamentar de Apoio ao Varejo, na Assembleia Legislativa – e de fóruns para o desenvolvimento do turismo e do meio ambiente na Capital.

A sustentabilidade ingressou na pauta de atividades da CDL, que firmou parceria com o Comitê para a Democratização da Informática (CDI), para a destinação correta do lixo eletrônico. Há mais de uma década está envolvida com a revitalização do centro histórico da Ilha e, recentemente, foi signatária do projeto ‘Tudo de Cor’, que abrange o conjunto arquitetônico da região das ruas Conselheiro Mafra e Francisco Tolentino. “O desenvolvimento do centro histórico é essencial para a CDL, pois foi nesta região que surgiu o comércio da cidade e onde há um potencial turístico fabuloso”, justifica o presidente.
Com cerca de 60 funcionários, o desafio da entidade lojista é prosseguir crescendo afinada com os desafios contemporâneos. “O comércio eletrônico, os riscos da concentração do varejo e os hábitos do consumidor do futuro são nossas prioridades, em paralelo ao desenvolvimento sustentável de Florianópolis. Afinal, a receita é simples: o comércio só terá êxito se a cidade for bem-sucedida”, aposta Pedro Paulo de Abreu.

Serviço

Inauguração Sede CDL Florianópolis
Local – Rua Felipe Schmidt 679/ Centro
Horário – 19h30
Informações – 48 3025 6595

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img