25.8 C
fpolis
quarta-feira, abril 24, 2024
Cinesystem

A Camerata Florianópolis apresenta o último concerto da série Grandes Clássicos 2011

spot_img

A Camerata Florianópolis apresenta o último concerto da série Grandes Clássicos 2011

spot_imgspot_img

Programa: Sinfonia n°9 em Re Menor, op. 125 – Ludwig van Beethoven

A Camerata Florianópolis e o Polyphonia Khoros, sob a regência do maestro Jeferson Della Rocca e solos dos cantores Kalinka Damiani, Adriana Clis, Marcos Liesenberg, Sávio Sperandio, realizará no próximo dia 9 de dezembro, o último concerto da série Grandes Clássicos, realizada nos teatros de Florianópolis, da Temporada 2011, apresentando uma das mais grandiosas e cativantes obras primas da música erudita: A Sinfonia No 9 de Beethoven. O Concerto foi viabilizado com o patrocínio da WOA Empreendimentos Imobiliários, da hidrelétrica Enercan, Tractebel Energia e Cassol.

Neste ano a orquestra apresentou com grande sucesso 22 concertos até o momento e realizará outros 5 até o final do ano, além do projeto Clássicos com Energia, que consistiu na gravação de um CD e um DVD, interpretando arranjos de conhecidos temas da música clássica. Ressalta-se a boa receptividade do público aos eventos promovidos, obtendo lotação máxima em 90% dos concertos que realizou na presente temporada.

A Obra
Alem do desenvolvimento da linguagem e do conteúdo musicais, que determinaram a fase final de Beethoven (Romântica), o compositor incluiu vozes numa sinfonia, fato ocorrido pela primeira vez na historia da musica. Por esse motivo foi apelidada de Sinfonia Coral. A primeira apresentação da Nona Sinfonia deu-se no dia 7 de maio de 1824. Beethoven a compusera num estagio bastante avançado de sua surdez, e conta-se que ao termino da prémiere, não voltou-se ao publico, pois não ouviu os calorosos aplausos que acolheram sua ultima sinfonia.

A Nona Sinfonia constitui-se de quatro movimentos, sendo o primeiro Allegro ma non troppo, um poco maestoso. Os acordes iniciais remetem-nos a uma orquestra afinando. Logo surgem os temas principais que são, seguindo o modelo clássico, configurados na forma sonata (estrutura musical fixa que contem introdução, desenvolvimento e conclusão). O segundo, Molto vivace – Presto – Molto vivace, traz uma novidade: um scherzo, que nas sinfonias geralmente e posto como terceiro movimento, embora não leve essa indicação. O terceiro, intitulado Adagio molto cantabile, apresenta a potencialidade melódica do compositor, em compasso ternário de andamento lento. Trata-se de um tema com variações, estrutura na qual a melodia apresentada passa por diversas regiões tonais e, a cada vez que se repete, inclui novos elementos.

A principal novidade da Nona Sinfonia, no entanto, esta no ultimo movimento (Presto), que fez dela a maior sinfonia já composta ate o ano de sua estréia. Esse movimento e curioso, pois relembra os temas utilizados nos anteriores, que são trabalhados em conjunto ao tema do quarto movimento. A partir do recitativo solado pelo barítono, alternam-se o quarteto solista e o coro, dando vida ao texto An die Freude (“Ode a alegria”), de Friedrich von Schiller.

Serviço:
Apresentação da Camerata Florianópolis
Local: Teatro Governador Pedro Ivo
Data: 09 de dezembro
Horário: 21hs
Duração: 1h20
Ingressos: a R$ 40,00 e R$ 20,00 (estudantes, idosos e professores), à venda na sede da Camerata Florianópolis (Joe Colaço, 708, Santa Mônica), na bilheteria dos teatros, ou na internet pelo site Blueticket.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img