23.8 C
fpolis
sábado, dezembro 4, 2021
cinesytem

Comércio de Santa Catarina espera vender 6% a mais no Natal de 2011

spot_imgspot_img

Comércio de Santa Catarina espera vender 6% a mais no Natal de 2011

spot_img

Pesquisa da Federação das CDLs aponta estimativas de vendas em grandes redes do varejo, supermercados e micro e pequenas empresas

O Natal de 2011 deverá ser um pouco mais gordo que o do ano passado para o varejo de Santa Catarina. Segundo levantamento da Federação das CDLs de Santa Catarina (FCDL SC), o volume de negócios neste ano deve superar em pelo menos 6% as vendas do Natal de 2010, com um tíquete médio (valor médio das compras) de R$ 110.

Pela primeira vez antes da principal data para o comércio no ano, a FCDL SC fez uma pesquisa destacando as expectativas de outros segmentos, como os grandes magazines e os supermercados, além das micro e pequenas empresas que compõem grande parte do varejo catarinense. “Inovamos com essa consulta como forma de mostrar uma visão mais ampla do otimismo dos comerciantes, desde os pequenos aos grandes empresários”, explica Medeiros.

Nas redes que trabalham com a linha de eletroeletrônicos, móveis e linha branca, a estimativa de vendas para o Natal é mais alta: 14,2% frente a 2011. Neste segmento, o tíquete médio esperado é de R$ 289,00. Entre os itens mais procurados no período estão os tablets, os celulares de última geração e os notebooks.

Para os supermercados, a festa de fim de ano deve representar um aumento de vendas de 10,66% ante ao ano passado, com tíquete médio de R$ 83,16 nas operações. O meio de pagamento preferido é o cartão (crédito e débito), com 40% do total das vendas, seguido por dinheiro (37,66%) e cheque (22,33%). Já nas maiores redes do varejo, o principal meio de pagamento deverá ser o crediário, responsável por 57% das operações, aponta a pesquisa da FCDL.

LOJAS DE ELETRO/MÓVEIS/LINHA BRANCA

1 – Expectativa de Vendas para o Natal 2011 (% em relação ao mesmo período de 2010): 14,2%
2 – Ticket médio de venda esperado com relação às vendas do Natal 2011: R$ 289,00
3 – Formas de pagamento (à vista/dinheiro), cartão crédito, débito, a prazo(parcelado/carnê) – DINHEIRO 14,78% – CARTÃO 19,33% – CREDIARIO 57%
4 – Itens/produtos que serão mais procurados no Natal:
ELETRO ELETRONICOS- CELULAR – TABLET – NOTEBOOK

SUPERMERCADOS

1 – Expectativa de Vendas para o Natal 2011 (% em relação ao mesmo período de 2010): 10,66%
2 – Ticket médio de venda esperado com relação às vendas do Natal 2011: R$ 83,16
3 – Formas de pagamento (à vista/dinheiro), cartão crédito, débito, a prazo(parcelado/carnê) – DINHEIRO 37,66% – CARTÃO D/C 40% – CHEQUE 22,33%.

FCDL/SC

A tendência abaixo é fundamentada no histórico de consultas do SPC SC nos últimos anos e projeções para 2011, com ênfase para a base de dados que tem como fonte as micro e pequenas empresas do varejo

1 – Expectativa de Vendas para o Natal 2011 (% em relação ao mesmo período de 2010): 6% (Esta tendência é baseada em consultas do SPC, que reflete as vendas através de crediário, que representam 70% das vendas deste segmento – micro e pequenas empresas)
2 – Ticket médio de venda esperado com relação às vendas do Natal 2011: R$ 110,00

spot_img
spot_img