23 C
fpolis
quarta-feira, abril 24, 2024
Cinesystem

Uma vitrine para o artesanato e agronegócio catarinense em Florianópolis

spot_img

Uma vitrine para o artesanato e agronegócio catarinense em Florianópolis

spot_imgspot_img

Quarta edição Vitrine SEBRAE – Aroma, Sabor & ArteCatarina, promovido pelo SEBRAE/SC, inicia no dia 20 de janeiro e reúne artesãos, produtores de agronegócio e empresários no vão central do Beiramar Shopping em Florianópolis

“Mais que produtos… pessoas e histórias”. Com o objetivo de valorizar os artesãos e produtores acontece, de 20 de janeiro a 20 de fevereiro, das 14h às 22h, no vão central do Beiramar Shopping, em Florianópolis, a 4ª Vitrine SEBRAE – Aroma, Sabor & ArteCatarina.

Serão 83 unidades produtivas dos ramos de artesanato e agronegócio que comercializarão objetos com rendas, tecelagem, cerâmicas, quadros, fuxico, bambu, papel mashê, palha de milho, fibra de bananeira, entre outros, além de produtos como cachaças, vinhos de altitude, espumantes, mel, conservas e biscoitos. O evento beneficia direta e indiretamente 835 pessoas. Os artesãos e produtores rurais participam de Projetos dos Programas de Artesanato – ArteCatarina, do Agronegócio, Turismo, Gastronomia e APL de Móveis, ambos do SEBRAE, nos quais recebem capacitação, apoio técnico e noções de mercado para tornar os produtos mais competitivos.

O foco desta edição da mostra é a valorização dos produtores envolvidos, isso porque por trás de cada objeto exposto existe um grupo de pessoas com diferentes histórias e objetivos de vida, que dedicam grande parte do seu tempo a confecção de seus produtos. “Ao colocar essas pessoas em evidência e agregar valor aos produtos, o SEBRAE colabora com a evolução destes setores econômicos, amplia os benefícios às organizações e, o mais importante: contribui com o resgate da integridade de cada artesão e produtor rural, que colhe os frutos de seu trabalho, gera renda e passa a dar um novo valor a sua vida”, afirma Ricardo Monguilhott de Brito, Gerente de Projetos Regionais e Setoriais SEBRAE/SC.

Desde a sua primeira edição o evento é realizado estrategicamente entre os meses de janeiro e fevereiro, tendo em vista o grande número de turistas que visitam a capital catarinense no verão. Segundo Simone Amorim Cabral, coordenadora do Programa SEBRAE de Artesanato ArteCatarina, no ano passado foram comercializados mais de 23 mil produtos, o que gerou um retorno direto aos produtores superior a 280 mil reais e mais de 700 mil pessoas passaram pelo local. Embora o objetivo não seja o recorde de vendas, a coordenadora admite a expectativa de aumentar em 35% o número de vendas e em 15% o público.

“O SEBRAE é uma entidade privada sem fins lucrativos que tem como foco promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos empreendimentos de micro e pequeno porte e também atuar no fortalecimento do empreendedorismo e na aceleração do processo de formalização da economia por meio de parcerias com os setores público e privado, programas de capacitação, acesso ao crédito e à inovação, estímulo ao associativismo, feiras e rodadas de negócios. Por isso realiza pelo quarto ano consecutivo a Vitrine SEBRAE – Aroma, Sabor & ArteCatarina, uma vitrine para a exposição dos produtos do artesanato e agronegócio, produtos genuinamente catarinenses”, comenta Carlos Guilherme Zigelli, Diretor Superintendente do SEBRAE/SC.

“Através desta ação, o SEBRAE/SC colabora com a evolução da economia catarinense, amplia os benefícios às organizações e, o mais importante, contribui para o desenvolvimento das unidades produtivas envolvidas”, declara Simone.

Além de ser uma vitrine que visa à divulgação e a comercialização dos produtos do artesanato e agronegócio catarinense, o evento traz atrações para a comunidade, entre elas o Circuito Gourmet, no qual ao longo do dia os visitantes poderão degustar produtos expostos na mostra e também saborear produtos catarinenses. As degustações serão realizadas diariamente às 19h. Apresentações culturais também estão incluídas na programação do evento.

Parceiros do evento

A quarta edição da Vitrine SEBRAE – Aroma, Sabor & ArteCatarina é uma promoção do SEBRAE/SC e Beiramar Shopping, e que tem como parceiros Ética Comércio Solidário e Believe! Casa.

Segundo Julio Geesdorf, gerente de marketing do Beiramar Shopping, o Aroma, Sabor & ArteCatarina é um dos grandes eventos que o Shopping apoia. “Para o Beiramar Shopping é muito importante essa parceria com o SEBRAE, pois o evento permite a valorização do artesanato e do agronegócio catarinense e a preservação da cultura local”.

O Brasil é o primeiro país do mundo a ter o Comércio Justo como um sistema público, acessível a todas as iniciativas e empreendimentos que atendem os princípios e as práticas do movimento Pensando nisso é que o SEBRAE/SC traz para estar à frente da gestão administrativa do evento a Ética Comércio Solidário, empresa gerida pela Visão Mundial, que é uma das empresas pioneiras no Brasil na promoção e comercialização de produtos artesanais e agropecuários sob os princípios do Comércio Justo. A parceria entre SEBRAE e Ética Comércio Solidário já está rendendo frutos para os artesãos e produtores envolvidos no evento. “Todas as unidades produtivas terão a oportunidade de terem seus produtos incluídos no portal de comercialização Mercado Justo, www.mercadojusto.com.br, instrumento de E-Commerce da Ética Comércio Solidário”, comenta Simone.

A Believe! Casa é uma empresa com foco em móveis que agreguem ao ambiente requinte e sofisticação. “A Believe! acredita na beleza, no requinte, no sofisticado, mas sem esquecer o simples, o ousado, o inusitado. Afinal, toda beleza tem o seu valor”, afirma Maristela Gallina, decoradora e empresária. Desde 2009 no mercado, trabalha com objetos de decoração, móveis com madeira de demolição, tecidos Donatelli e Larmod, porcelanas e móveis Alamenda Provence, mesclando o estilo provençal com o contemporâneo. A empresa estará participando do evento cedendo móveis que irão compor o projeto arquitetônico do espaço.

Curadoria

Uma das novidades deste ano foi a realização de uma curadoria, composta por profissionais da área técnica, design, acesso a mercado e certificação, que avaliou os produtos do Programa de Artesanato com foco em mercado, instruiu os artesãos sob vários aspectos no que se refere a sua produção, cuidados e procedimentos necessários para que o produto possa ter sucesso e se estabelecer no mercado e também definiu quais estavam aptos a participar da mostra. “Este instrumento é mais uma contribuição para o desenvolvimento profissional, colocado a disposição dos artesãos interessados em acessar mercado”, comemora Simone.

Projeto do evento

A 4ª Vitrine SEBRAE – Aroma, Sabor & ArteCatarina será realizada no vão central do Beiramar Shopping, em uma área de 203 m², intitulada Empório, com o projeto assinado pelo arquiteto Jonathan Carvalho, no qual os produtos dispostos de forma a facilitar o entendimento do consumidor. O foco deste ano será a integração dos projetos, por isso foi criado um grande espaço no qual os produtos estarão distribuídos, para que o comprador possa visualizar a integração de um vinho com um determinado objeto de decoração. “Pensamos em um espaço que valorize de forma integrada todos os produtos, inserindo-os em um conceito que o consumidor pode incorporar em sua casa. Outro fator valorizado nesta edição é a acessibilidade, a 4ª Vitrine SEBRAE – Aroma, Sabor & ArteCatarina está focada na acessibilidade, facilitamos os acessos e integramos os espaços para que todos possam circular sem dificuldades pelo evento”, comenta Simone.

Além do espaço no vão central do shopping, quem visitar o empreendimento no período da mostra encontrará dois outros espaços criados para divulgar o artesanato e agronegócio catarinense. No piso Joaquina uma mesa posta de jantar integrará o artesanato e o agronegócio à sofisticação e no piso Jurerê um lavabo com um conceito moderno, incluindo o artesanato na arquitetura.

Rodada de negócios

Fornecedores e compradores frente a frente. Esta será a dinâmica da Rodada de Negócios que será realizada no dia 26, das 10 às 20hs, na Praça de Eventos do Shopping Beiramar, reunindo compradores/demandantes e ofertantes de produtos do agronegócio e artesanato catarinense.

“A Rodada de Negócios é um evento empresarial, gerador de oportunidades de negócios, que possibilita o encontro de empresas, amplia as relações de fornecimento e oferta de produtos e serviços e cria um ambiente favorável ao ingresso das empresas de pequeno porte no mercado”, comenta Jefferson Bueno, Coordenador do Projeto Comércio Brasil no SEBRAE/SC. “A ideia é que as empresas tenham a oportunidade de conhecer novos fornecedores, ampliar mercado e novos negócios”, completa.

A rodada, organizada pelo Projeto Comércio Brasil e Programa SEBRAE de Artesanato ArteCatarina, reunirá mais de 20 artesãos pré-selecionados, as empresas apoiadoras da mostra e 12 lojistas do país com interesse em incorporar produtos do artesanato catarinense ao seu mix.


Serviço
O quê: 4ª Vitrine SEBRAE – Aroma, Sabor & ArteCatarina
Onde: Vão central do Beiramar Shopping
Quando: de 20 de janeiro a 20 de fevereiro de 2011
Horário: das 14h às 22h
Entrada gratuita

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img