26.6 C
fpolis
quarta-feira, abril 24, 2024
Cinesystem

Adoção de praças, por Zena Becker, Presidente da FloripAmanhã

spot_img

Adoção de praças, por Zena Becker, Presidente da FloripAmanhã

spot_imgspot_img

Artigo escrito por Zena Becker, Presidente da FloripAmanhã (DC, 11/12/2010)

O desenvolvimento de uma cidade, hoje e amanhã, não é responsabilidade apenas do poder público, mas de toda a sociedade. A partir desta premissa, o projeto Adote uma praça cumpre o papel de trabalhar com o conceito de PPP, a famosa parceria-público-privada para revitalizar praças e espaços públicos da capital catarinense.

De autoria da FloripAmanhã, o programa está em vigor desde 2007 em parceria com a Floram. Nele, a associação faz a ponte entre as empresas interessadas e o poder público municipal, que fica como responsável pela execução do termo de compromisso e fiscalização. E esta ponte deu certo.

Recentemente, um anseio antigo da cidade, expresso pela Associação dos Moradores do Parque da Luz, foi atendido: a luz chegou ao Parque da Luz. O Instituto Kyoto do Brasil adotou a iluminação do espaço – mais uma etapa do grande projeto de revitalização do parque – e, ainda em 2010, a cidade terá o parque iluminado.

No final de outubro, a cidade conheceu a nova Praça Celso Ramos, revitalizada através deste programa, e adotada pela empresa Woa. Esta parceria já revitalizou mais de 70 espaços públicos da Capital, seguindo o exemplo de cidades de diversos países dos Estados Unidos, Europa e Ásia, nas quais as prefeituras e as empresas trabalham em conjunto com os próprios moradores, que são os verdadeiros “fiscais” dos espaços, tamanha a consciência dos habitantes dessas cidades.

E é isso que queremos. Poder público atuante e cidadãos conscientes de seus direitos e obrigações, requisitos mínimos para exigir os direitos e trabalhar pela cidade com que tanto sonhamos.

Para o próximo ano, queremos evoluir ainda mais, ter mais entusiasmo, e contar com mais parceiros, com cada pessoa fazendo – e bem – a sua parte.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img