Festa de premiação e divulgação do Top One, case de maior nota entre os vencedores acontece no dia 9 de dezembro, no Club Green Valley, em Balneário Camboriú.
Depois de passar por uma avaliação rigorosa, realizada entre os dias 23 de outubro e 5 de novembro, a ADVB/SC divulga hoje, dia 9 de novembro, os dez cases vencedores da 25ª edição da maior premiação do marketing catarinense, o Top de Marketing ADVB/SC 2010. Ao todo, foram 23 trabalhos inscritos na premiação que tem como principal objetivo reconhecer as estratégias mercadológicas desenvolvidas por empresas catarinenses que tenham demonstrado, com maior propriedade e criatividade, a utilização das ferramentas de vendas e marketing. “Premiamos as empresas que nos trouxeram as melhores ideias e as mais inovadoras estratégias”, garante a presidente da ADVB/SC, Maria Carolina Linhares.
Os critérios utilizados pelos jurados – Carlos Joffre do Amaral Neto, ex-presidente da ADVB/SC e diretor geral do SBT/SC; professor Doutor Richard R. Lucht, Diretor Nacional de Pós Graduação e Diretor Geral ESPM/RS; e Fernando A. Ribeiro Serra, diretor da Unisul – foram a criatividade na utilização de ferramentas e formas de contato com o público-alvo, o posicionamento ou reposicionamento mercadológico, resultados obtidos em termos de share-of-market e share of mind, além do uso de mídias, comunicação, planejamento e execução.
A festa de premiação do Top de Marketing ADVB/SC acontece no dia 9 de dezembro, no club Green Valley, em Balneário Camboriú/SC. Ocasião em que será divulgado o Top One, case de maior nota entre os premiados. Vale lembrar também que, pela primeira vez, um evento promovido pela ADVB/SC irá dispor do selo de evento neutralizado, em função da implantação do Programa CarbonOK. “Essa ação é resultado de uma parceria desenvolvida com as empresas Ambiens e EcoFlorestamento. Eles ficarão responsáveis por determinar a quantidadede dióxido de carbono emitido durante o evento, por calcular o número de árvores necessárias para a neutralização e, por fim, realizar o plantio das mudas e manutenção do processo neutralização”, explica.
De acordo com a Janaína Ribeiro dos Santos, da Ambiens, serão plantadas árvores nativas da Mata Atlântica e a neutralização vai acontecer através do processo de fotossíntese durante o seu desenvolvimento, em um período de 18 a 20 anos. “Além da neutralização de carbono, as árvores por serem nativas e frutíferas irão auxiliar na ecologia da região mantendo e ampliando o território da Mata Atlântica, além de servir como fonte de alimento para a fauna do local”, ressalta. “A ADVB/SC vai contribuir com a recomposição da mata atlântica e dos animais em extinção, como o mico leão da cara preta e o papagaio da cara roxa, recuperando e preservando o patrimônio genético da mata”, acrescenta Edson Martinato, da EcoFlorestamento.
Vencedores do Top de Marketing 2010
Empresas |
Presidente |
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Água Imperatriz e Mercado Propaganda e Marketing |
Ricardo Barbosa Lima (Mercado) – Oberdan Nazareno Vilain Junior (Água Imperatriz) |
MATE A SEDE BONITO – Estratégias para tornar a água mineral imperatriz a mais lembrada e consumida de Santa Catarina |
Chevrolet – GM |
Denise Johnson |
CHEVROLET – Presença Nacional, Atuação Regional, Estratégia Local |
Diário Catarinense |
Eduardo Smith |
Mostra Casa Nova 10 anos: Muito Além da Arquitetura, Design de Interiores e Paisagismo |
Grupo All Entretenimento |
Doreni Caramori Junior |
Posh: O mercado de luxo em Florianópolis |
Its Teen Mídia |
Riadis de Mora Dornelles |
Its: um caso de comunicação para jovens que conquistou o mercado |
Pauta Distribuidora e Logística |
Arlindo Mendes Damian |
A conquista do mercado nacional distribuindo produtos de informática e fabricando computadores |
Portobello S.A. |
Cesar Gomes Junior |
EXTRA FINO PORTOBELLO |
Ric/Record SC |
Marcello Correa Petrelli (vice-presidente executivo SC) |
Jornal do Meio Dia da RIC Record Santa Catarina: a conquista da audiência e a consolidação de mercado |
Schaefer Yachts |
Marcio Luz Schaefer |
Uma nova marca náutica, de Santa Catarina para o mundo |
SESC Santa Catarina |
Roberto Anastacio Martins |
SESC: Festival Palco Giratório |
Case: MATE A SEDE BONITO – Estratégias para tornar a água mineral imperatriz a mais lembrada e consumida de Santa Catarina
No ano de 2005, a empresa enfrentou alguns desafios para posicionar a sua marca e foi então que começou a parceria com a Mercado Propaganda. A marca foi reformulada, novas embalagens foram criadas e o portfólio de produtos foi ampliado. Foi elaborado um plano de comunicação mostrando o novo posicionamento, as novas embalagens e informando a conquista do selo do Inmetro. Como resultado a empresa obteve um incremento de 45% nas vendas de outubro/2005 a março/2006 e aumento de 10% na lucratividade. Com relação ao garrafão de 20 litros, o problema teve início quando entrou em vigor a portaria do DNPM impondo prazo de validade de 3 anos para os garrafões. A estratégia utilizada para a renovação dos garrafões foi Pesquisa de imagem, pesquisa qualitativa; desenvolvimento de um novo design para o garrafão de 20 litros, desenvolvimento do garrafão exclusivo e comunicação. Os resultados foram aumento de 100% na margem de fidelização no 1º mês. Ganho de preço de 10%. Participação de mercado: pulou de 50% para 62%.
Case: CHEVROLET – Presença Nacional, Atuação Regional, Estratégia Local
No ano de 2007, a Chevrolet, que sustentava o título de maior montadora do mundo, atravessou uma grande crise mundial. A crise implicou em adiamento de novos lançamentos, fazendo com que a linha de carros da empresa ficasse consideravelmente desatualizada em relação à concorrência. A solução adotada pela GM foi investir em marketing regional, coordenação nacional e atuação local, além de implementar um complexo sistema de coordenação das ações de marketing que foi aperfeiçoado ano após ano até os dias de hoje. O resultado foi um crescimento de 5,3%, frente a uma retração de 1,1% da Volkswagem e uma retração de 4,5% da Fiat, no período acumulado de janeiro a setembro de 2010, comparado com o mesmo período de 2009.
Case: Mostra Casa Nova 10 anos: Muito Além da Arquitetura, Design de Interiores e Paisagismo
A iniciativa surgiu com o objetivo de ingressar o Grupo RBS na área de eventos e promover novo apelo em mídia, complementado por um terceiro aspecto que se sobressaiu e foi parte essencial da estratégia ao longo do tempo: gerar experiências para os leitores.. A receita auferida pelo Grupo RBS foi superior a R$ 1 milhão na última edição, contudo a projeção é de que os negócios gerados ultrapassem os R$ 3 milhões, considerando venda de apartamentos, carros, realização de projetos pelos arquitetos, etc. O evento iniciou com um espaço físico limitado – em 2001 foram duas casas de 600 e 400 metros quadrados e na edição de 2010 chegou a 5,3 mil metros quadrados, no último piso do Beiramar Shopping.
Case: Posh: O mercado de luxo em Florianópolis
A casa noturna Posh, localizada no complexo Music Park, em Jurerê Internacional, funciona como o seu próprio marketing. No seu interior, o club tem uma simulação de biblioteca logo na entrada que como lounge. Como opção de alimentação, oferecer a Temakeria, com arquitetura super diferenciada. Os banheiros têm um estilo super interessante: espelhos com luzes em volta – que remetem a um camarim, deixando o ambiente sofisticado e elegante. Na pista de dança, o que surpreende é um lustre enorme de cristal. O reconhecimento no Brasil e em outros países foi resultado do comprometimento em fazer e oferecer o melhor possível em termos de entretenimento noturno. As festas da Posh foram comentadas e ganharam destaque em grandes veículos de comunicação do país.
Case: Its: um caso de comunicação para jovens que conquistou o mercado
Visando os adolescentes do século XXI, um grupo de jovens empreendedores decidiu criar uma empresa de comunicação focada neste segmento. O objetivo era se comunicar com este público de uma forma realmente original e pioneira, conquistando o nicho e tornando-se um negócio de sucesso. A primeira definição e estratégia para a criação da nova empresa foi estruturá-la dentro do conceito de Cross Media, também conhecida como Marketing 360o e a segunda grande solução foi batizar a empresa com um nome fácil de ser lembrado de poucas letras e com um apelo forte e atraente aos jovens
Case: A conquista do mercado nacional distribuindo produtos de informática e fabricando computadores
Concorrendo com gigantes nacionais do segmento, os esforços de marketing, comunicação e logística para que a PAUTA preservasse o seu share mostravam-se cada vez mais desafiadores e, para agravar a situação, em 2008 ocorreu a grande crise mundial. As soluções criadas e implementadas pela PAUTA incluíram incrementar a desempenho do seu Portal para e-commerce com as mais avançadas ferramentas de venda, além de atendimento humano via call-center com 150 vendedores especialmente treinados. Os resultados foram bem expressivos, no período de 2008 para 2009, época da crise mundial, a PAUTA cresceu 4,57% no seu faturamento que evolui de R$ 350 milhões para R$ 366 milhões. De 2009 para 2010, contudo, este crescimento foi ainda mais acentuado, apontando para 10,11% no consolidado projetado até o final do ano, que deverá ficar na ordem de R$ 403 milhões. A estimativa para as vendas brutas totais em 2011 é de um incremento de quase 10%, podendo atingir R$ 442,9 milhões.
Case: EXTRA FINO PORTOBELLO
A Portobello lançou a linha Porcelanato Extra Fino no Brasil em 2010. No entanto, a nova tecnologia exigia um domínio de um tutorial específico que, neste caso, englobaria práticas de transporte, manuseio e assentamento. Com um orçamento total que não chegou a R$ 1,5 milhão, a Portobello desenvolveu plataformas e materiais de venda e de treinamento, este último nas categorias presencial e EAD-Ensino a Distância. Displays de pontos de venda, folders, catálogos, embalagens, campanha publicitária, marketing digital assessoria de imprensa e eventos foram combinados em um mix de ações on e off line para gerar conhecimento, despertar o desejo de compra e fornecer o conhecimento necessário ao correto uso do produto. O resultado foi a rápida aceitação do produto pelo mercado: a comercialização deste produto, iniciada em junho de 2010, gerou até setembro um volume de venda acumulado de 18.000m², que resultou em uma receita de R$ 1.600.000,00.
Case: Jornal do Meio Dia da RIC Record Santa Catarina: a conquista da audiência e a consolidação de mercado
As soluções e estratégias adotadas para alavancar o jornal incluíram manter parte do nome de seu pioneiro e consagrado telejornal, denominado “SBT Meio-Dia”; adotar uma inovação e diferenciação de impacto que resultou em um formato de programa de notícias; adotar uma filosofia de conteúdo estruturada em pilares temáticos, como: Comunidade, Esporte, Polícia e Cidade; e optar por âncoras regionais privilegiando a identidade como telespectador. Foram também criados novos formatos comerciais diferenciados, incluindo a opção de anúncios sob a forma de merchandising, veiculados em meios às edições do Jornal do Meio Dia. O principal destaque foi o aumento nos índices de audiência e share do programa, detalhados em quadros e tabelas no case, conforme dados do IBOPE. O novo ciclo de vida do Jornal do Meio trouxe também um significativo sucesso no faturamento de 2008 para 2010. De uma receita bruta de R$ 7,3 milhões em 2008, as vendas pularam para R$ 9,45 milhões ao final de 2009, equivalente a 29,45% de incremento.
Case: Uma nova marca náutica, de Santa Catarina para o mundo
A Grande Florianópolis sedia o mais importante pólo náutico de embarcações de entretenimento e lazer e do segmento luxo do país, gerando cerca de 1.200 empregos diretos e o triplo deles indiretamente, além da perspectiva de franco crescimento. Este cenário é o resultado do trabalho de um empreendedor vocacionado para o mar – e de centenas de colaboradores que apostaram no projeto da Schaefer Yachts, estaleiro que iniciou há 18 anos, em um galpão de instalações precárias. O estaleiro catarinense conquistou milhares de clientes e, na esteira de seu sucesso, outras empresas do mesmo ramo se instalaram na Grande Florianópolis – casos da Fibrafort, FS Yachts e Armada, que também têm atuação nacional em diferentes segmentos. O estaleiro catarinense festeja sua consolidação como marca vitoriosa que, em poucos anos, se tornou líder no país em lanchas até 50 pés, pautando suas ações pelo respeito à ética tanto na esfera econômica quanto nas áreas social e ambiental.
Case: SESC – Festival Palco Giratório
Em 2010, o Festival Palco Giratório chegou à sua 7ª edição em Santa Catarina, realizado durante todo o mês de setembro. Embora bastante conhecido e respeitado pelo meio cultural e acadêmico, antes de seu início enfrentava alguns desafios cruciais pela grandiosidade do evento. Além disso, enfrentava a concorrência, durante 10 dias, do 17º Floripa Teatro – Festival de Teatro Isnard Azevedo, evento tradicional na capital e com grande recall perante o público. Penando nisso, a Mercado Propaganda planejou a estratégia de comunicação e adaptou as peças com a linguagem do Palco Giratório nacional. E à Qualé Digital coube a execução das ações de comunicação on line e em conjunto, a agência Mercado, o departamento de cultura do SESC e a assessoria de comunicação da entidade optaram pela internet para a divulgação do Festival. O resultado foi um público mais qualificado. Na internet, os números também foram positivos. Em pouco mais de dois meses, o blog totalizou: 88 posts; 9 páginas; 13.762 visitas; 7.968 visitantes únicos (IP não repetido); e 79.705 páginas vistas.