spot_imgspot_img
Florianópolis, 8 dezembro 2024
spot_imgspot_img

Alunos de escola da Capital criam desenhos animados utilizando técnica stop motion

VariedadesAlunos de escola da Capital criam desenhos animados utilizando técnica stop motion
spot_img

ACATE é premiada como Hub de Tecnologia do Ano no Startup Awards 2024

A ACATE (Associação Catarinense de Tecnologia) acaba de conquistar,...

Festival Viva o Norte da Ilha movimenta a economia local e celebra sucesso na 5ª edição

Organizado pela Associação Empresarial de Florianópolis (ACIF), o Festival...

CRM Zummit cresce em 2024 e se consolida como palco de inovação em vendas no Brasil

Evento triplica público e confirma trilhas voltadas para marketing...
spot_img

Compartilhe

Estudantes da EBM Mâncio Costa postaram trabalhos no youtube

Num final de semana qualquer, dois amigos foram para uma ilha abandonada. Chegando lá um deles ficou cuidando do barco, enquanto o outro procurava um bom lugar para acampar. De repente eles depararam-se com um urso cantando e saíram correndo, enquanto pediam por socorro. Quando estavam indo embora viram uma placa, em que estava escrito: “Cuidado! Animais paranormais”.

Essa e outras histórias podem ser vistas na forma de desenhos animados. Elas foram confeccionadas nas aulas de Artes do professor da Secretaria de Educação de Florianópolis, Gilberto André Borges, com as turmas de 6ª e 7ª séries da Escola Básica Mâncio Costa, em Ratones. A técnica utilizada foi slow motion, ou seja, com movimentos lentos tanto do personagem quanto do cenário.

De acordo com o professor, as produções começaram a ser feitas no mês de setembro de 2010, quando os estudantes definiram o roteiro. A história a ser animada foi extraída de livros de contos infantis da biblioteca da escola ou foi criada pelos próprios alunos. Os bonecos foram fotografados quadro a quadro, com as máquinas da escola, do professor e alguns telefones celulares dos alunos.

Quando o processo de fotografia foi encerrado, chegou o momento de organizar as fotos em sequência e gerar os filmes. O último passo foi capturar o áudio na sala informatizada da escola. Na última semana de aula, teve a mostra dos vídeos, com um cineminha para todas as turmas do período matutino da unidade.

Além dos filmes, os alunos puderam compreender os diversos processos e conteúdos relacionados com as artes, como sonoplastia, técnicas de fotografia, técnicas de animação, técnicas de gravação e edição digital de áudio e vídeo, conhecimentos sobre história do cinema e da fotografia e a discussão sobre a indústria cultural.

Com a interação dos jovens no mundo digital, os desenhos foram parar no youtube, um popular site de envio de vídeos na internet.

Para visualizar os projetos basta acessar a página do professor Gilberto

Os principais trabalhos são os seguintes:

-O FINAL DE SEMANA
-CUCA – A BRUXA DO CAPOEIRÃO
-UM DIA NA PRAIA
-VISCONDE, UM SABUGO QUE É UM GÊNIO
-QUINDIM, UM DOCE DE URSO
-O CONGRESSO DOS RATOS
-A GRANDE CAMINHADA
-O DIÁRIO DE NARIZINHO
-O ACIDENTE