21.3 C
fpolis
terça-feira, abril 23, 2024
Cinesystem

Arte sacra de santeiros catarinenses retratam a fé em exposição na Catedral

spot_img

Arte sacra de santeiros catarinenses retratam a fé em exposição na Catedral

spot_imgspot_img

Imagens sacras, criadas por imigrantes italianos – denominados santeiros, foram trazidas para a capital. Elas compõem a exposição Fé e Arte – Santeiros de Santa Catarina – que abre neste domingo, dia 25, como parte do início das comemorações dos 300 anos da Paróquia Nossa Senhora do Desterro, na Catedral Metropolitana de Florianópolis.

As obras pertencem ao magnífico acervo do Museu Arquidiocesano Dom Joaquim, localizado em Brusque. Todas as peças são de madeira e serão apresentadas em três cenários cíclicos. Os crucifixos, que retratam a morte ou transição da vida terrena para a espiritual; os santos e santas, representando a vida com fortes exemplos e benfeitorias, e a imagem de Nossa Senhora da Vitória, que simboliza a certeza e a esperança de uma vida menos sofrida.

Neste contexto é apresentado um recorte sobre essa produção artística, que revela o sublime por meio das criações dos santeiros e que possibilita ao homem a percepção de si mesmo como elemento significativo para o contato com o divino.

Para o reitor da Catedral de Florianópolis, Pe. Siro Manoel de Oliveira, a exposição fala desta arte tão nossa, tão humana e por isso tão divina. A arte que serve à fé, a fé que se expressa na arte.

A abertura da exposição, que tem a curadoria da artista plástica Lena Peixer, será no domingo às 20h, na Catedral Metropolitana de Florianópolis.

Serviço:
Programação dos 300 anos da Paróquia Nossa Senhora do Desterro
Abertura da Exposição Fé e Arte – Santeiros de Santa Catarina
Local: Catedral Metropolitana de Florianópolis
Rua Padre Miguelinho, 55
Horário: 20h

A exposição ficará aberta à visitação até o dia 5 de março de 2013.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img