spot_imgspot_img
Florianópolis, 6 dezembro 2024
spot_imgspot_img

Artesanato catarinense conquistando seu espaço com a 4ª Vitrine Sebrae

VariedadesArtesanato catarinense conquistando seu espaço com a 4ª Vitrine Sebrae
spot_img
spot_img

Compartilhe

Além da comercialização para grandes redes, artesãos de Santa Catarina estão brilhando no mundo fashion

Santa Catarina, conhecida nacional e internacionalmente por suas belezas naturais, gastronomicas, estado hospitaleiro, passar também a ocupar espaço com seus produtos feitos artesanalmente, mostrando para o país as diferentes expressões culturais de cada região.

Amparados pelo Programa SEBRAE de Artesanato, ArteCatarina, muitos artesãos catarinenses estão alcaçando uma projeção, para muitos inimaginável. Um deles é Antônio Scarabelot, catarinense de Palhoça, ele confecciona bancos de madeira cobertos com tecido de chita e que se assemelham a animais, que são conhecidos como “os cavalinhos do Sr. Antonio”. Sua fonte de inspiração: a liberdade na infância, brincando com os animais e dando asas à sua imaginação. Hoje ele possui obras espalhadas pelo mundo todo. Scarabelot diversifica sua produção entre cestaria, marcenaria e os bonecos, sempre inovando na concepção. Ele participou do São Paulo Fashion Week, onde seus cavalinhos decoravam as passarelas por onde as grandes modelos desfilavam. Recentemente também participou de uma novela em horário nobre, na qual seu produto decorava a sala de um dos empresários da trama.

Outro exemplo interessante vem da Associação Mulheres do Frei, na comunidade Frei Damião, na Palhoça. Um projeto simples pela sua natureza, une design à manualidade, e busca alternativas de renda para um grupo de mulheres que reside em uma das áreas de maior risco social na Grande Florianópolis.O grupo composto por mulheres está conseguindo profissionalizar seus produtos, já vem desenvolvendo peças exclusivas para grandes marcas, como a Imaginarium e Le Lis Blanc.

A Toca Tapetes de Araranguá também é um belo exemplo. A empresa trabalha com a confecção e comercialização de tapetes artesanais que atualmente conta com a habilidade de 60 artesãos. Em seus produtos a Toca Tapetes utiliza como matéria prima, resíduos têxteis descartados pelas indústrias catarinenses e gaúchas. Atuando no reaproveitamento de materiais, desempenha o seu papel ecológico.

Os produtos são todos confeccionados exclusivamente em tear manual, um processo artesanal que permite uma ação criativa e dá valor à cultura local. Esta atividade está sendo de grande importância social para a região e vem promovendo o desenvolvimento socioeconômico. A empresa já está comercializando seus produtos no Grupo Pão de Açucar e a Tok Stok está em processo de analise para iniciar as vendas. Além disso, já recebeu diversos prêmios, entre eles o TOP 100, que reconhece e valoriza o trabalho realizado por artesãos de todo o país.

Outro exemplo são as tochas produzidas pelo artesão de São José Climério R. Quadros. Elas servem tanto para iluminação de jardins como para sinalizar caminhos de festas à beira-mar ou ao redor de piscinas. São feitas com bambu envernizado e vime para amarração. O combustível, que pode ser querosene, óleo de citronela (bom para espantar mosquitos) ou líquido para lamparina é depositado em recipientes de latão ou alumínio. Os produtos de Climério hoje já são comercializados pela Tok Stok e ele trabalha na expansão de sua marca.

Todos os exemplos citados podem ser encontrados na 4ª Vitrine SEBRAE – Aroma, Sabor & ArteCatarina, promovida pelo SEBRAE/SC, que 83 unidades produtivas dos ramos de artesanato e agronegócio, comercializando os mais diversificados produtos, criando a oportunidade de artesãos e produtores do agronegócio expandam seus mercados, chegando ao consumidor final.

Serviço
O quê: 4ª Vitrine SEBRAE – Aroma, Sabor & ArteCatarina
Onde: Vão central do Beiramar Shopping
Quando: até 20 de fevereiro de 2011
Horário: das 14h às 22h
Entrada gratuita