21.5 C
fpolis
sexta-feira, março 29, 2024
Cinesystem

Banco Redondo recebe 1ª. Intervenção Urbana People Lover

spot_img

Banco Redondo recebe 1ª. Intervenção Urbana People Lover

spot_imgspot_img

Evento reúne artistas e grafiteiros para revitalização da tradiconal praça na avendia Mauro Ramos

Na próxima segunda-feira (20), o Banco Redondo (praça Etelvina Luz), na avenida Mauro Ramos, vai ganhar novos ares. O grupo de grafiteiros Hommies Crew w outros artistas realizam no espaço a 1ª. Intervenção Urbana People Lover: pintarão bancos, bases de mesas e colocarão um novo totem de prisma. O evento acontece a partir das 11h, com a presença do DJ Jeco Thompson. O objetivo da iniciativa é valorizar e preservar a histórica praça a partir da pintura e arte contemporânea.

A maior empresa do setor de imóveis do Sul do Brasil, a Brognoli Negóveis do Sul do Brasil, a Brognoli Negócios Imobiliários adotou a tradicional praça há alguns anos e no início de dezembro o local ganhou uma nova reforma financiada pela empresa. Antes da intervenção, uma equipe de marketing e artistas foram ao local para saber o que os freqüentadores gostariam de ver como melhorias. Um dos desejos já foi realizado: agora, em vez de apenas uma, a praça conta com duas mesas de xadrez. A reforma também incluiu a revitalização dos bancos, do piso de petit-pavés e paisagismo.

A 1ª. Intervenção Urbana People Lover é uma realização da Brognoli em parceria com a agencia Sonar Mix.

O Banco Redondo e a história

Pouca gente sabe que o verdadeiro nome do local é “Praça Etelvina Luz”. Mais conhecido como Banco Redondo, é um ponto de referência para os ilhéus. O apelido da praça causa confusão entre turistas e desavisados, que imaginam tratar-se de uma instituição financeira de arquitetura arredondada.

Na verdade o Banco Redondo é apenas um banco redondo mesmo, que circunda um flamboyant. O fato de ser uma praça pequena lhe tira a importância. O Banco Redondo já foi pauta de teses, palco de protestos e debates, ponto de encontro para passeatas, namoro, descontração, jogos de dominó, xadrez. E dizem até que para obter o “Mané Card” é imprescindível saber sua localização.

Mas Por que leva o nome de “Praça Etelvina Luz”?

Etelvina Cesaria Ferreira foi esposa do Governador Hercílio Luz. Em 18 de março de 1914 Etelvina faleceu ao mesmo tempo em que Hercílio Luz era Senador. E em homenagem teve seu nome ligado a esta pequena praça, que fica em frente à residência onde ela viveu com Hercílio.

Hommies Crew

É uma comunidade de artistas gráficos de Florianópolis especializados em projetos que envolvem intervenções artísticas e culturais, customizações e arte urbana. É formado por Arthur Ferreira dos Santos, Guilherme de Campos Alves, Leonardo Mattos, Paulo Ariel Brinhosa, Philipe Vaz Gonçalves. Os artistas convidados para o evento são Rodrigo Rizo e Daniel Barcellos Ellwanger.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img