16.1 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Biblioteca da UFSC torna-se editora e lança seu primeiro livro

spot_img

Biblioteca da UFSC torna-se editora e lança seu primeiro livro

spot_imgspot_img

Cronicar: histórias de momentos e lugares, primeira obra da editora BU

A Biblioteca Universitária (BU) credenciou-se junto à Fundação Biblioteca Nacional como editora e lançou seu primeiro livro, o e-book “Cronicar: histórias de momentos e lugares”. A obra reune crônicas de autoria de 27 servidores técnico-administrativos da Universidade Federal de Santa Catarina.

A BU passa por um processo de reinvenção, como explica a a diretora, professora Narcisa de Fátima Amboni. “O papel da BU vai muito além de ser guardiã das informações: é trabalhar a comunicação científica no contexto de pesquisa, ensino e extensão, de uma forma dinâmica, atuando também como editora”, afirma.

O livro escolhido para ser a primeira obra da BU também tem uma história interessante: nasceu da produção de crônicas escritas por servidores técnico-administrativos durante uma capacitação. O curso “Leitura Crítica e Produção Textual” foi ministrado pelo professor Marcos Baltar, do Departamento de Linguística, e foi promovido pelo Departamento de Capacitação da Universidade, da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Humano e Social (PRDHS) no início do ano.

A obra traz um conjunto de narrativas pessoais com o tema lugares, evocados a partir de memórias de infância, dos lugares pelos quais cada autor passou. O e-book foi organizado pelo professor Baltar e pelas servidoras Elizabete Terezinha Gomes, Andréa Figueiredo Leão Grants e Roberta Moraes de Bem. A próxima obra editada pela BU deverá ser publicada no dia 12 de abril, o Dia do Bibliotecário.
Acesse o e-book Cronicar: histórias de momentos e lugares.www.bu.ufsc.br/design/e-bookcronicar.pdf

Confira o vídeo de lançamento do e-book Cronicar, em reportagem realizada pelo programa Universidade Já, da TV UFSC:

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img