Em Janeiro, o Teatro da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) recebe a peça “O Contador de Histórias e a Árvore dos Sapatos”, com apresentações às 20h. Adaptado de um conto do escritor moçambicano Mia Couto, o espetáculo conta com Milka Plaza, aluna de Artes Visuais do CEART (Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina).
O enredo fala de um tribo que não usava sapatos por prezar o contato com a natureza. Mas, quando alguém precisava ir à cidade resolver um problema era preciso arranjar sapatos com alguém, e aí era um empresta daqui, empresta dali que nunca dava certo. Foi então que o um velho sábio da vila resolveu o problema e fez da árvore mais antiga do lugar “A Árvore dos Sapatos”.
A ação acontece em dois momentos: de um, os atores ficam em volta da árvore contando por onde seus sapatos andaram, enquanto a história que eles contam acontece do outro lado do palco. A peça tem dança, humor, poesias, contar histórias, mini-peças, e pode ser vista por adultos e crianças.
O grupo, chamado “Contador de Histórias”, se formou por iniciativa de Milka Plaza com o escritor Julião Goulart. A peça da “Árvore dos Sapatos” surgiu durante a Oficina de Dramaturgia, realizada nas aulas da Oficina Literária Letras no Jardim, na Biblioteca Pública do Estado. O espetáculo foi apresentado em Florianópolis no ano passado e, devido ao êxito das apresentações, esta de volta à cena catarinense. Milka Plaza conta que a apresentação deste ano traz personagens das histórias e lendas de Franklin Cascaes.
Elenco: Bia Moreira, Leonardo Vitor, Milka Plaza, Fernando Azevedo, Naiade Scharkey, Márcia Cattoi, Amara Martino, Bete Ossig, Bernardo Pires e Julião Goulart
Direção: Julião Goulart
Serviço:
O quê: Espetáculo “O Contador de Histórias e a Árvore dos Sapatos”
Quando: 21,22,23, 28,29 e 30 de janeiro às 20h00
Onde: Teatro da UFSC
Informações:
http://grupocontadordehistorias.blogspot.com/