22.5 C
fpolis
quarta-feira, abril 24, 2024
Cinesystem

Bruno Packter discute as facetas do tempo em palestra na Livrarias Catarinense

spot_img

Bruno Packter discute as facetas do tempo em palestra na Livrarias Catarinense

spot_imgspot_img

Evento gratuito será realizado no próximo dia 5 na Livrarias Catarinense no Beiramar Shopping

O ciclo de palestras sobre Filosofia Clínica traz na quarta-feira, dia 5, uma discussão sobre o tempo mediada pelo filósofo Bruno Packter. A palestra Filosofia Clínica e algumas considerações sobre o tempo terá início às 19h30, na Livrarias Catarinense no Beiramar Shopping, em Florianópolis.

As percepções sobre o tempo mudam de acordo com o estilo de vida do indivíduo. “É comum constatar que para alguns a vida passa depressa, enquanto para outros ela transcorre serena e devagar. O tempo que se é levado em consideração é o que a pessoa tem representado dentro de si”, pondera Bruno Packter.

O palestrante explica que, na Filosofia Clínica, é importante saber qual a relação que o paciente faz entre o tempo convencionado – marcado no relógio – e o tempo subjetivo. “Cada pessoa tem disposições temporais únicas, relacionando o seu timer interno com os ponteiros do relógio de acordo com as suas atitudes e emoções. Por isso vemos tantos relatos de que o tempo parece longo em momentos felizes e curto nas horas tristes”, diz Packter.

Alguns indivíduos têm planejado o momento de casar e ter filhos. Outros não associam tais compromissos com o tempo, e sim, apenas vivem cada fase sem interferências – ou cobranças – temporais.

“Há infindáveis maneiras de entender tempo. Acredito que não exista uma única maneira da pessoa vivenciar a temporalidade ao longo da vida. Acho que na mesma pessoa o tempo conhece evoluções e involuções de acordo com os contextos vividos”, finaliza o filósofo clínico.

Sobre o Palestrante

Bruno Packter é graduado em Filosofia pela UNISUL, em Florianópolis, e pós-graduado em Filosofia Clínica pelo Instituto Packter, de Porto Alegre.

Professor do curso de graduação à distância em Filosofia pelo Instituto Packter, também ministra o curso de pós-graduação presencial em Filosofia Clínica nas cidades de Florianópolis, Blumenau, Brusque e Tubarão.

Sobre o evento

A palestra Filosofia Clínica e algumas considerações sobre o tempo, do palestrante Bruno Packter, será realizada na próxima quarta-feira, dia 5 de outubro, às 19h30, na Livrarias Catarinense no Beiramar Shopping, Rua Bocaiúva, nº 2468, piso Joaquina, em Florianópolis. A entrada é gratuita. Mais informações pelo telefone (48) 3271.6030.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img