23.8 C
fpolis
terça-feira, abril 16, 2024
Cinesystem

Caravana Natalina de Cascaes faz apresentação de encerramento no Centro

spot_img

Caravana Natalina de Cascaes faz apresentação de encerramento no Centro

spot_imgspot_img

Projeto realizado em 13 comunidades é promovido pela Fundação Franklin Cascaes, em parceria com a Secretaria Municipal de Transportes Mobilidade e Terminais, e o Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros da Grande Florianópolis (Setuf)

Um ônibus especial está percorrendo ruas e praças da Capital levando o clima de Natal às comunidades. A mensagem de paz e esperança para confraternização entre as pessoas chega em forma de música com a ‘Caravana Natalina de Cascaes’, sob os acordes das centenárias sociedades Amor à Arte, Filarmônica Comercial e Banda da Lapa, e também pela Orquestra Escola da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC). A expedição musical será encerrada nesta quinta-feira (23/12), às 19h30, na Avenida Paulo Fontes, no Centro, junto com a exposição de um presépio itinerante.

A promoção é da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, Secretaria Municipal de Transportes, Mobilidade e Terminais, e Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros da Grande Florianópolis (Setuf). A proposta visa divulgar o trabalho realizado em projetos apoiados ou promovidos pela FCFFC na área da música, e que são voltados à formação musical de crianças, adolescentes e adultos, além de contribuir com a programação de Natal da cidade.

Desde 11 de dezembro, a Caravana Natalina de Cascaes passou pela Lagoa da Conceição, Barra da Lagoa, Fazenda do Rio Tavares, Armação do Pântano do Sul, Agronômica, Santo Antônio de Lisboa, Ingleses, Estreito, Ribeirão da Ilha, Jurerê Tradicional e Monte Cristo. A programação contempla ainda as comunidades da Coloninha (22/12) e Centro (23/12). Ao todo, a programação de Natal organizada pela Fundação Franklin Cascaes abrange mais de 50 atrações culturais realizadas desde o início de dezembro nas áreas de música, artes visuais, teatro e cultura popular.

Presepiando pela Ilha

Acompanhando a caravana, segue um presépio itinerante de autoria do artista plástico Jone Cezar de Araújo. Adaptado no interior de uma Kombi, a obra tem atraído a atenção das pessoas por onde o veículo passa. Num primeiro momento parece apenas um carro iluminado, mas quando as portas se abrem o cenário no interior revela de forma original a cena da Natividade numa típica comunidade de cultura açoriana, encantando crianças e adultos.

O presépio é uma miniatura da obra instalada na Praça 15 de Novembro, em tamanho natural, seguindo os moldes da arte presepista iniciada pelo professor, historiador e folclorista Franklin Joaquim Cascaes. A proposta é uma homenagem ao artista catarinense falecido em 1983, que utilizava uma velha kombi para fazer suas incursões pelas comunidades do interior da Ilha de Santa Catarina, pesquisando as tradições, lendas e costumes dos moradores nativos.

O projeto Presepiando pela Ilha com Cascaes é patrocinado pela Prefeitura de Florianópolis e Fundação Franklin Cascaes, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com apoio do Banco do Brasil. A iniciativa consiste na instalação de um presépio natural na Praça 15 de Novembro; uma mostra internacional de presépios na Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti; e o presépio itinerante, que está circulando por 10 comunidades.

Serviço:

O quê: Encerramento da Caravana Natalina de Cascaes & Presépio Itinerante

Quando: quinta-feira (23/12) – 19h30

Onde: Avenida Paulo Fontes – Centro
Imediações do TICEN

Quanto: gratuito

Foto/divulgação: Sérgio Aspar lÔnibus decorado percorre as comunidades levando música para unir as famílias no espírito do Natal

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img