16.5 C
fpolis
sábado, abril 20, 2024
Cinesystem

CASA COR SANTA CATARINA antecipa tendências do setor de arquitetura

spot_img

CASA COR SANTA CATARINA antecipa tendências do setor de arquitetura

spot_imgspot_img

Evento faz homenagem aos 25 anos da grife CASA COR e à história da comunicação e da imprensa catarinense

A CASA COR SANTA CATARINA 2011 abre as portas ao público no dia 19 de março, no bairro João Paulo, em Florianópolis, repleta de tendências inovadoras que em breve servirão de inspiração para centenas de projetos. A mostra apresenta 51 ambientes distribuídos nos módulos Jardins, Ambientes de Uso Coletivo, Lofts e Apartamentos, projetados por importantes nomes do setor da arquitetura e decoração de Santa Catarina.

A CASA COR tem este ano como tema nacional o Dia a dia com tecnologia, a partir do qual os 86 expositores, entre arquitetos, decoradores, designers e paisagistas, inseriram no interior dos ambientes os lançamentos tecnológicos que trazem conforto, economizam tempo e colocam a casa em sintonia com os conceitos de modernidade e sustentabilidade. Telões, sistemas de automatização que integram som, luz e imagem, controle do ambiente via iPad e iPhone, games, simuladores, entre outros, são alguns exemplos da inserção de recursos tecnológicos nos projetos.

A homenagem aos 25 anos da grife CASA COR também é destaque nesta edição do evento. A primeira mostra, ocorrida em 1987, foi apenas o início de uma história de sucesso que teve origem na propriedade da família Forbes, em São Paulo. O evento cresceu, expandiu-se para outros 17 estados brasileiros, atravessou fronteiras internacionais e hoje é considerado a maior mostra de arquitetura e decoração das Américas, motivo de orgulho nacional. Centenas de profissionais, personalidades e inúmeras tendências formaram a base que durante os últimos 25 anos fez mais do que promover o nome de uma mostra: construiu a história da arquitetura e decoração no Brasil.
A História da comunicação e da imprensa catarinense é outro grande destaque da CASA COR SANTA CATARINA em 2011. A escolha do prédio do antigo jornal O Estado, por onde passaram alguns dos principais comunicadores do estado, foi o ponta pé inicial desta honrosa homenagem.

Os 180 anos de fundação da imprensa estadual, ato triunfal do jornalista Jerônimo Coelho, serão abordados por meio de homenagens pontuais em alguns espaços, com destaque para os ambientes do Apartamento do Jornalista, que fazem referência ao estilo de vida dos comunicadores e prestam homenagens a alguns profissionais que se destacaram ao longo da história da comunicação em Santa Catarina.

Quem for até a sede do antigo jornal O Estado entre os dias 19 de março e 1º de maio percorrerá cada ambiente em uma ordem pré-definida, o que favorece a apreciação de todos os espaços projetados pelo elenco de profissionais da CASA COR. Além disso, os visitantes podem fazer uma pausa para lanche, almoço ou jantar em restaurantes e cafés distribuídos pelo evento, ou ainda desfrutar de espaços ao ar livre.

O evento apresenta ambientes funcionais e conceituais, que primam pelo uso da tecnologia no cotidiano das pessoas, assim como a aplicação de tendências mundiais relacionadas à sustentabilidade, acessibilidade e preservação ecológica. Prova disso é que desde o início das reformas estruturais no antigo prédio do jornal O Estado, os organizadores preocuparam-se em usar soluções construtivas que não agredissem o meio ambiente e que fossem rápidas e fáceis de montar e desmontar.

Com a construção dos anexos, o prédio ganhou 800 metros quadrados, totalizando uma área de 2500m². Além da expansão das instalações, a CASA COR conta com uso de contêineres que receberam projetos exclusivos.
No total, a CASA COR SANTA CATARINA 2011 movimentará cerca de 80 milhões de reais entre produtos e serviços, gerando cerca de 1.500 empregos diretos e indiretos.

Divisão dos ambientes

Ideias para jardins e projetos paisagísticos ocuparão os espaços do ECO Lounge, posicionado no início do tour pela mostra, do Quintal da Casa, no qual o público encontrará uma surpresa da Top Car, e da Varanda com Jardim, que tem como personalidade homenageada o jornalista catarinense Celso Freitas, âncora do Jornal da Record.

Nos Ambientes de Uso Coletivo, os visitantes encontrarão o Acesso Principal e Bilheteria, Hall de Entrada, Chapelaria, Espaço WOA, Sala de Imprensa, Brinquedoteca, Sala de Exposição, Restaurante (que contará com os serviços do renomado Taikô), Cozinha Gourmet, Café (operado pela franquia Empório Mineiro), Bar (sob a responsabilidade do La Piadina Cucina Italiana), Escritório Yacht Brasil e Loja (operada pela empresa Cheia de Graça), localizados em pontos estratégicos do evento.

Destaque para a Brinquedoteca, uma inovação da CASA COR SANTA CATARINA, projetado para ser o local perfeito para os pais deixarem os filhos enquanto visitam os demais ambientes. O espaço é monitorado por câmeras que transmitirão aos pais, ao vivo pela internet, imagens das crianças sendo cuidadas por profissionais qualificados.

Os Lofts ocuparão quatro espaços da mostra, sendo eles o Loft Sustentável, alinhado com o conceito de sustentabilidade e preservação ecológica, o Loft do Cubo de Vidro, despojado e feito sob medida para um jovem casal, o Loft do Publicitário, que ressalta o conceito de bem estar como grande luxo deste século e, por fim, o Loft do Futuro, repleto de novidades que transportarão o público para uma moradia futurística.

O Apartamento da Família ganhou em 2011 ambientes mais amplos, que possibilitaram aos expositores explorarem ao máximo a criatividade para planejar espaços propícios ao bem estar, comodidade e praticidade. Os 14 cômodos que, juntos, dão corpo ao apartamento dos sonhos, são o Living, Sala de Jantar, Copa e Cozinha, Estar Social, Sala do Hobby da Família, Home Theater, Sala Íntima, Quarto dos Gêmeos, BWC dos Filhos, Quarto da Filha Adolescente, Quarto do Bebê, Quintal da Casa, onde estão previstas ações de conscientização a adoção de animais, Suíte do Casal e SPA do Casal.

A Cozinha Gourmet, localizada entre o Apartamento da Família e o Apartamento do Pai Solteiro, foi devidamente planejada para atender oito eventos, comandados por renomados chefes de cozinha especializados na culinária típica de Santa Catarina.

A crescente classe dos pais solteiros também está devidamente representada na mostra. O Apartamento do Pai Solteiro e seus 12 ambientes expressam a personalidade e os hobbies deste morador que prima pela praticidade e descontração na hora de receber os amigos e, principalmente, os filhos. No apartamento, ambientes como Estar Social, Sala de Jantar, Cozinha Gourmet, Home Degustação, Biblioteca, Escritório, Suíte do Pai Solteiro, Suíte da Menina, Home Theater, Sala de Jogos do Pai, Sala do Hobby do Pai e a Garagem, que este ano brilha acompanhada de um automóvel BMW.

Ao final da visitação ao Apartamento do Pai Solteiro, o público é agraciado com o Estar de Contemplação e Descanso, ambiente propício para o relaxamento físico e mental, ideal para as pessoas que vivem o estresse diário dos grandes centros.

O Apartamento do Jornalista, último módulo na ordem de visitação do evento, é composto pela Suíte do Casal de Jornalistas, Living, Varanda com Jardim e Sala de Jantar e Champagne Bar, quatro ambientes que apresentam aos visitantes um pouco do estilo e da rotina diária peculiares aos profissionais da área da comunicação.

Premiações

Durante a cerimônia do Brunch de Imprensa da CASA COR SANTA CATARINA, no dia 17 de março, a organização do evento presta uma homenagem às personalidades e entidades que, com a sua atuação, marcaram a história dos 180 anos da imprensa catarinense.

Os comunicadores Alfredo Lang, Edélcio Vieira, Gil Losso, José Matusalém Comelli, Narbal Busato de Souza, Ramiro Gregório da Silva, Roberto Rogério Amaral, Silvia Hoepcke da Silva, e os representantes da Associação dos Diários do Interior de Santa Catarina – ADI/SC, Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina – ADJORI/SC, Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão – ACAERT, Associação Catarinense de Imprensa – ACI e do Sindicato das Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas – SINDIJOR recebem placas em homenagem aos relevantes serviços por eles prestados à imprensa do estado.

Todos os 51 projetos dos ambientes da CASA COR SANTA CATARINA serão avaliados sob o critério de itens como sustentabilidade, ousadia, originalidade, entre outros, e irão concorrer a 10 premiações concedidas pelo evento.
O prêmio Projeto Mais Sustentável leva em consideração as informações fornecidas pelos profissionais sobre uso de soluções sustentáveis em seus espaços, descritas na ficha de avaliação fornecida pela Sustentax, apoiadora institucional da mostra.

A categoria Melhor Execução de Projeto tem como júri a equipe CASA COR, destacando o profissional que melhor respeitou o cronograma de atividades e teve um bom relacionamento com o evento, seus vizinhos e fornecedores. Esta premiação dá direito a 50% de desconto na aquisição do espaço para a edição de 2012 da CASA COR SANTA CATARINA.

O SEBRAE/SC coordena o prêmio Melhor Utilização do Artesanato, que elege o ambiente que melhor fez uso do artesanato catarinense e demais produtos fabricados com o apoio dos programas do SEBRAE.

A homenagem regional à imprensa do estado também renderá um prêmio a um dos expositores. Sob a coordenação do jornal Notícias do Dia, os ambientes que incorporaram em seus projetos menções e homenagens à comunicação e imprensa de Santa Catarina são candidatos a receberem o troféu de Melhor Homenagem à Imprensa Catarinense.

Os prêmios Projeto Mais Ousado, Projeto Mais Original e Melhor Projeto serão entregues de acordo com a escolha de um júri composto por convidados da organização do evento. Serão premiados também o Melhor Projeto de Uso Público e o Melhor Projeto Comercial, categorias nas quais concorrem apenas os ambientes de uso coletivo, patrocinadores ou que comercializam produtos.

O prêmio principal será a escolha do Melhor Projeto pelo Voto Popular, que será escolhido por meio de votação no perfil da CASA COR SANTA CATARINA no Facebook, a partir do dia 19 de março. O certificado e o troféu desta categoria serão entregues no coquetel de encerramento que será realizado no mês de maio.

Revista CASA COR SANTA CATARINA

A edição 2011 da Revista CASA COR SANTA CATARINA, disponível para venda no Acesso Principal e Bilheteria, Chapelaria e na Loja, traz uma matéria especial sobre a história da imprensa catarinense com entrevista exclusiva concedida pelo presidente da Associação Catarinense de Imprensa – ACI, Ademir Arnon.

A publicação também terá matérias especiais sobre construção civil, investimentos de empresas privadas em áreas públicas, os bastidores da CASA COR deste ano, além de fotos dos ambientes a apresentação dos destaques do mercado de decoração.

Patrocinadores

A Deca, patrocinadora master da CASA COR, marca presença em todas as etapas regionais da mostra realizadas pelo país. Este ano, a Deca leva para o evento em SANTA CATARINA lançamentos exclusivos da sua linha de louças e metais, apresentando ao público não somente as tendências de decoração e design, mas também a preocupação da empresa em atender as necessidades dos seus usuários com produtos fabricados de acordo com as mais rígidas normas ambientais.

Como patrocinadores nacionais estão a Caixa Econômica Federal, a Suvinil, marca de tintas imobiliárias da BASF, e a Todeschini, que há 40 anos dedica-se à fabricação de móveis residenciais em módulos componíveis.
A Suvinil é patrocinadora nacional da CASA COR pela quarta vez consecutiva. A empresa forneceu aos expositores toda a sua gama de produtos, com destaque para os lançamentos que envolvem novos efeitos de textura e cartela de cores que é tendência mundial no mercado de decoração de interiores.

A Todeschini, única marca do segmento de mobiliário planejado a patrocinar nacionalmente a CASA COR, participa da mostra com seus móveis fabricados para ambientes personalizados, conhecidos pelo design que segue à risca os conceitos em voga no mercado.

Como patrocinadores locais, a mostra conta com as empresas Cassol Centerlar, que disponibilizou os materiais de construção para a estrutura da CASA COR SANTA CATARINA, a YatchBrasil, empresa líder no Brasil na comercialização de barcos, e a WOA Empreendimentos Imobiliários, empresa jovem, que possui o expertise de três grandes grupos empresariais da família Koerich, responsável pela construção do maior empreendimento de alto padrão da Av. Beira Mar Norte, em Florianópolis.

Sobre a Casa Cor

Criada em 1987, a Casa Cor é o maior evento do setor nas Américas. A exposição é idealizada pelo Grupo Casa Cor e dirigida pelos grupos Abril S/A e Doria Associados.

O evento é realizado anualmente em um imóvel redesenhado e decorado por um seleto grupo de profissionais. Cada ambiente é assinado por um deles, que podem modificar livremente o espaço de acordo com a temática estabelecida pela organização do evento. Para isso, alinham o projeto com o que há de melhor em arte, materiais e equipamentos.

Aberta ao público, a Casa Cor possibilita aos visitantes a experiência de passear pelo que há de melhor na decoração, ambientação, exposição de peças, materiais e equipamentos do setor. O objetivo é direcionar, educar e ampliar o potencial de compra nos visitantes, oferecendo de forma selecionada produtos e serviços de qualidade para o “morar bem”. Além disso, o evento Casa Cor é um natural gerador de contatos entre profissionais, fornecedores e consumidores do ramo.

Serviço – CASA COR SANTA CATARINA

Período – 19 de março a 1 de maio de 2011
SPECIAL SALE – 28 de abril a 1 de maio 2011
Local – Sede do antigo jornal O Estado
Rod. SC 401, km 3, 2.600 – João Paulo – Florianópolis/SC
Horário – Terça a sexta, das 14h00 às 21h00/ Sábados, domingos e feriados, das 12h00 às 22h30
Ingresso
Visitação única – R$ 20,00/ Passaporte VIP (visitação livre) – R$ 40,00

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img