16.5 C
fpolis
sábado, abril 20, 2024
Cinesystem

Casa de retiros do Morro das Pedras vira cenário de novela global

spot_img

Casa de retiros do Morro das Pedras vira cenário de novela global

spot_imgspot_img

Depois de se consolidar como um dos destinos preferidos pelos turistas mais descolados , que privilegiam as belezas naturais e praias preservadas, em detrimento de concentração urbana e badalação, o Sul da Ilha vai virar atração também no horário nobre da televisão brasileira. Alguns recantos da região foram utilizados como cenário para as gravações da nova novela da Rede Globo de Televisão, que deve ir ao ar a partir de janeiro, denominada ‘Insensato Coração’. Praia da Armação e túnel Antonieta de Barros, na Via Expressa Sul, serão alguns dos locais retratados na novela global.

A maior visibilidade, no entanto, deverá caber à enigmática Casa de Retiros Vila Fátima, nos altos do Morro das Pedras. Construída toda em cabeças de pedra, em 1956, a edificação será retratada como um hospital que recebe duas pessoas sobreviventes de um acidente aéreo, pano de fundo do roteiro da novela, dirigida pelo veterano Denys Carvalho. As gravações aconteceram em outubro, durante cinco dias, reunindo no local uma constelação de atores globais, entre eles Glória Pires, Fábio Assunção, Antonio Fagundes, Hugo Carvana, Eriberto Leão, Paola de Oliveira e Fernanda Paes Leme, entre outros.

“A casa foi fechada integralmente para a Globo, com exclusividade, para a gravação das cenas, que utilizaram a sacada principalmente o jardim interno e as sacadas”, comentou a administradora da casa, Ednéia Romão. “Foram 23 cenas gravadas aqui, nos períodos diurno e noturno; essas cenas devem ir ao ar já em fevereiro, no primeiro mês da novela”, acrescentou. Segundo ela, embora o prédio tenha recebido algumas adaptações, como placas e até a denominação de ‘Hospital da Santíssima”, para as gravações, será facilmente identificado por aqueles que conhecem o local.

A equipe da casa de retiros ficou, durante o período, inteiramente à disposição do staff global, que almoçava e jantava no local. Funcionária há cerca de um ano no local, a recepcionista Zulma Salles, moradora do Campeche, ficou extasiada com a convivência estrelada. “No último dia de gravações aqui, chegou a ter aqui mais de 140 pessoas, entre atores, figurantes e equipes de gravação”, comentou. “Todos são muito simpáticos, foi emocionante”, relatou.

Em função das características da casa, mantida pelo jesuítas do Colégio Catarinense, não houve gravação de cenas mais ‘calientes’ no local. As filmagens compreenderam essencialmente a chegada dos acidentados e a visitação durante o período de internação dos dois. Uma nova circunstância, contudo, pode reduzir bastante a visibilidade da casa na novela: o afastamento do ator Fábio Assunção, anunciado no final de dezembro, em função de problemas de saúde. “Não sei como farão isso, porque ele era destaque na maioria das cenas”, assinalou Ednéia.

Vista panorâmica de tirar o fólego impressiona visitantes

A Casa de Retiro Vila Fátima exerce certo fascínio sobre os turistas e mesmo moradores da região, por sua localização privilegiada, nos altos do Morro das Pedras, e pelas características da edificação, toda em cabeça de pedra, que se assemelha a um mini-castelo medieval. Além da beleza da edificação, o local onde está situado oferece também uma vista impressionante, de tirar o fôlego, de ampla extensão da costa litorânea do Sul da Ilha. Fundada em 1956, pelos jesuítas do Colégio Catarinense, a casa funcionou por mais de 50 anos voltada essencialmente para atividades de reflexão e retiro para religiosos, mas a partir de 2007 passou a adotar um novo modelo administrativo.

“A casa funciona hoje, todos os dias, recebendo grupos religiosos ou não religiosos, inclusive empresas, para encontros de confraternização e treinamento”, revela a administradora Ednéia Romão. “Oferecemos hospedagem, com alimentação, serviço de copa e cozinha; temos modalidade de visita por um dia também, mas nosso padrão não é de hotelaria convencional, não temos televisor e nem frigobar nos quartos”, explica. A maioria, segundo ela, procura a casa por indicação. No Carnaval, o local costuma ser muito procurado por grupos de jovens, em busca de isolamento e reflexão.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img