25.8 C
fpolis
quarta-feira, abril 24, 2024
Cinesystem

Cena 11 apresenta “Guia de Ideias Correlatas” na Maratona Cultural

spot_img

Cena 11 apresenta “Guia de Ideias Correlatas” na Maratona Cultural

spot_imgspot_img

Uma das mais famosas e conceituadas companhias de dança contemporânea de Santa Catarina se apresentará na Maratona Cultural. É o Cena 11, que marca presença no evento com o espetáculo “Guia de Ideias Correlatas”. A apresentação será no domingo, dia 27, às 16h, no Teatro Álvaro de Carvalho. A censura é livre.O espetáculo, com a direção de Alejandro Ahmed, tem duração de 70 minutos. Conta com um formato diferenciado, produzido pela companhia no intuito de fornecer informações de pesquisa e prática que consolidaram o Grupo Cena 11 nos seus 17 anos de história.

Os bailarinos transitam nas ações dos espetáculos Violência, Skinnerbox, Pequenas Frestas de Ficção sobre Realidade Insistente e Embodied Voodoo Game, construindo as cenas com uma complementação multimídia com o objetivo de propor a dança como uma estratégia cognitiva.

Pelos seus objetivos conjuntivos de formação teórico-prática e fruição espetacular, “Guia de Ideias Correlatas” se torna um produto original no universo das artes e dança contemporânea permitindo um diálogo mais amplo com o público e democratizando o acesso ao desenvolvimento da companhia.
A Maratona Cultural terá ao todo 29 shows de grupos, duplas e solos dos mais variados estilos de dança. Serão 120 bailarinos, que se apresentarão gratuitamente em vários pontos da cidade.

Os espetáculos passam pelos mais variados estilos como: zouk, salsa, dança clássica, dança de rua, flamenco, dança contemporânea, samba, west coast, sapateado, forró, dança do ventre e tango.
As apresentações acontecerão no Parque de Coqueiros, Teatro da Ubro, Palácio Cruz e Souza, UDESC, Praça XV, Casa das Máquinas, Beira-mar Norte, TAC e Ribeirão da Ilha.

Sobre o Cena 11

O Grupo Cena 11 Cia. de Dança é hoje uma companhia de formação e pesquisa em dança. Com Patrocínio de Manutenção da Petrobras, o Grupo Cena 11 mantém sua rotina diária de sete horas entre ensaios e criações, pesquisas teóricas e práticas e condicionamento físico. Atualmente possui oito bailarinos em seu corpo efetivo e três Diretores Artísticos. A companhia, situada em Florianópolis, desenvolveu uma técnica que pode ser acessada por todos e está em constante diálogo com acadêmicos e pesquisadores interessados em suas ações.

Maratona Cultural terá espetáculo “Regra de Três: Pequeno Estudo Verborrágico”, do Coletivo Catapulta

Para os amantes da dança contemporânea, a Maratona Cultural traz o espetáculo “Regra de três: Pequeno Estudo Verborrágico” do Coletivo Catapulta, de São Paulo. O espetáculo será no próximo sábado, dia 26, às 19h30min, na Praça XV e Catedral Metropolitana. A duração é de uma hora, com censura livre.

As três performers invadem o espaço público, cada qual realizando uma função distinta, ainda que intercambiável. Uma delas se move sem parar, articulando a multiplicidade de estímulos que a cidade emite em uma dança fragmentada.

A outra fala ininterruptamente, em um microfone que pode se afastar ou se aproximar do pedestal, com um discurso que por vezes se cola, por vezes se descola daquilo que a performer vê, alternando múltiplos registros: descrição, discurso teórico, ficção, canto.

Resta ainda uma terceira função: coringa, essa performer tem a prerrogativa de entrar e sair do jogo; provoca, interfere, desmonta e reconstrói a ação das demais, utilizando uma variedade de recursos. Ela pode ainda propor trocas de função e permitir que o espectador interfira, tomando de assalto o megafone e a palavra. As duas primeiras devem sempre responder aos estímulos dados pela terceira, não podem ignorá-los.
A Maratona Cultural terá 29 shows de grupos, duplas e solos dos mais variados estilos de dança. Serão 120 bailarinos, que se apresentarão gratuitamente em vários pontos da cidade. Os espetáculos passam pelos mais variados estilos como: zouk, salsa, dança clássica, dança de rua, flamenco, dança contemporânea, samba, west coast, sapateado, forró, dança do ventre e tango. As apresentações acontecerão no Parque de Coqueiros, Teatro da Ubro, Palácio Cruz e Souza, UDESC, Praça XV, Casa das Máquinas, Beira-mar Norte, TAC e Ribeirão da Ilha.

Sobre o Coletivo Catapulta

O Coletivo Catapulta, atuante na cidade de São Paulo – Brasil, foi criado em dezembro de 2010, quando profissionais da área de dança, teatro e performance decidiram se juntar para compartilhar suas experiências e inquietações, procurando descobrir uma maneira própria de conduzir a criação artística. Desde então, passaram a trocar suas questões, inquietações e desejos estéticos, procurando criar um território comum sem que fosse necessário centralizar os processos ou homogeneizar os discursos. Dramaturgicamente, o coletivo Catapulta procura explorar distintas possibilidades de composição cênica através de uma série de jogos e improvisações que se indagam a respeito das relações entre o movimento e a palavra. Respeitando pelas singularidades de cada criadora, procuramos conceber estratégias de composição onde são testados, entre outros, os princípios de disjunção, variação, tradução, justaposição, interrupção, intervenção, convergência, apropriação e oposição e em relação ao discurso e/ou movimento do(s) outro(s). Integrantes: Valeska Figueiredo, Luísa Nóbrega, Karime Nivoloni e Lucía Yañez.

Sobre a Maratona Cultural:

A Maratona Cultural é um evento multicultural que levará para os quatro cantos de Florianópolis apresentações gratuitas de teatro, música, dança, artes plásticas, circo, dentre outras manifestações. O evento reunirá entre 25 e 27 de novembro mais de 672 artistas locais e nacionais em 23 pontos da cidade. Conta com a curadoria artística da jornalista Ligia Gastaldi; Patrocínio do Funcultural, através da Secretária do Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Governo do Estado de Santa Catarina. Realização Florianópolis Convention & Visitors Bureau com produção artística da Harmônica Arte e Entretenimento.

Acompanhe a programação da Maratona Cultural em nossas mídias:
Site: www.maratonacultural.com
Facebook: www.facebook.com/MaratonaCultural
Twitter: @MaratonaCult

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img