17.2 C
fpolis
sábado, abril 20, 2024
Cinesystem

Cia. de Arte Irreversível apresenta “Os Rinocerontes” no Teatro da Ubro

spot_img

Cia. de Arte Irreversível apresenta “Os Rinocerontes” no Teatro da Ubro

spot_imgspot_img

Figurino e cenário do espetáculo são de Suzana Silveira, aluna de Teatro do CEART

Entre os dias 24 e 27 de março, a Cia. de Arte Irreversível apresenta o espetáculo “Os Rinocerontes”, obra do dramaturgo francês Ionesco. A adaptação e direção da peça, que será apresentada todos os dias a partir das 20h no Teatro da Ubro, é de Marcello Serra. O figurino e o cenário ficam por conta de Suzana Silveira, aluna de Teatro do Centro de Artes (CEART) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

No evento, fruto da 6ª Oficina de Montagem Teatral realizada pela companhia, há uma grande preocupação com a unidade e com a concepção estética do espetáculo para que direção, interpretação, luz, cenário, figurino, maquiagem e sonoplastia se harmonizem. Na peça, não existe uma data em que a ação se desenrola, e a interpretação naturalista é deixada de lado, possibilitando uma grande liberdade de criação.

“Os Rinocerontes” é uma das mais importantes obras de Eugène Ionesco, conhecido dramaturgo do gênero Teatro do Absurdo. Na peça, o francês faz uma crítica a todo pensamento totalitário que possa esmagar todos os outros. Além disso, condena o conformismo, que cria condições de submissão a uma ordem absurda e transforma os homens em verdadeiros fantoches. Por comodismo, por inércia ou por interesse, os conformados seguem passivamente a manada, mansos e anônimos, renunciando àquilo que neles é mais essencial e elevado: o pensamento. Muito mais que ridicularizar as situações banais, as peças de Ionesco retratam de uma forma tangível a solidão do ser humano e a insignificância da sua existência.

Sinopse

Num dia comum, irritantemente comum, de uma cidade comum, onde nada acontece, a não ser um diálogo estúpido de homens que não sabem o que fazer de suas vidas, um rinoceronte enche de poeira uma rua. E causa espanto. Conversando calmamente num café, as pessoas de repente são sacudidas pela estranha visita, sentem-se ameaçadas, procuram compreender. Nesse mesmo instante, o rinoceronte ainda é inadmissível. A Cia. de Arte Irreversível conta a história dessa cidade pacata que se transforma completamente após a passagem de um rinoceronte por suas ruas. À medida que a origem do paquiderme é discutida e em alguns casos rebatida, ele, misteriosamente vai se proliferando de maneira incontrolável.

Serviço

Espetáculo: “Os Rinocerontes”, de Ionesco

Quando: dias 24, 25, 26 e 27 de março, às 20h

Onde: Teatro da Ubro – Escadaria da Rua Pedro Soares, 15 – Centro (atrás do colégio Coração de Jesus)

Quanto: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (estudantes, terceira idade e classe artística)

Ficha Técnica

Espetáculo: “Os Rinocerontes”, de E. Ionesco

Adaptação e direção: Marcello Serra

Assistência de direção: Débora Felipe

Criação de Figurino: Suzana S. Silveira Tomaz

Cenografia e Produção: Suzana S. Silveira Tomaz e Marcelo Porton

Realização: Núcleo de Oficinas da Cia. De Arte Irreversível e Mitos Produções Artísticas

Elenco: Allan Machado, Bárbara Bom, Ciça Cidral, Cristine Grotto, Débora Felipe, Ilana Laterman, Júnior Tavares, Marcelo Porton, Priscila Brandão e William Schmidt de Souza

Montagens anteriores da Cia. de Arte Irreversível: “Viúvo, Porém Honesto”, adaptação da obra de Nelson Rodrigues, “O Doente Imaginário”, de Moliére, “Noite de Reis”, de W. Shakespeare, “Os Demônios de Cada Um”, de Marcello Serra, e “As Troianas”, de Eurípides.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img