23 C
fpolis
quarta-feira, abril 24, 2024
Cinesystem

Começa a revitalização da Escola Básica Silveira de Souza em Florianópolis

spot_img

Começa a revitalização da Escola Básica Silveira de Souza em Florianópolis

spot_imgspot_img

Militares da Capitania dos Portos e Escola de Aprendizes Marinheiros de Santa Catarina iniciaram a primeira etapa do projeto de revitalização da Escola Básica Silveira de Souza, um dos mais antigos grupos escolares de Santa Catarina. Na tarde desta quarta-feira (30), o superintendente da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, Rodolfo Joaquim Pinto da Luz, esteve no local acompanhando os trabalhos de limpeza do imóvel e ficou muito satisfeito com o que viu. “Com a ajuda dos parceiros vamos oferecer mais atividades nas áreas de educação e cultura a partir de 2012. E quem ganha com isso é a população”, disse Pinto da Luz, que também é secretário municipal de Educação.

A renovação visual da escola é resultado da parceria entre a Prefeitura de Florianópolis e a empresa Akzonobel, fabricante das Tintas Coral, que está doando os produtos para pintar o imóvel, dentro do projeto Tudo de Cor para Florianópolis. Já a Marinha do Brasil fornece a mão-de-obra, envolvendo cerca de 50 voluntários na lavação e preparo das paredes do prédio, cedido ao Município pelo Governo do Estado. A segunda etapa de melhorias, abrangendo a pintura das fachadas, deve iniciar em janeiro ou fevereiro, tão logo sejam concluídas a limpeza da escola e os reparos do telhado.

O projeto inclui ainda a pavimentação do pátio com blocos ecológicos, feitos com cascas de ostras e mariscos, doados pela empresa Blocaus Pré-fabricados. O material é similar ao que foi utilizado na reforma do calçadão da Avenida Beira-mar Norte. Também apoiam a iniciativa o Ipuf e a Floram, responsáveis pela orientação em relação às cores e pelo processo de paisagismo dos pátios e canteiros externos. As melhorias devem estar prontas em março.

Educação musical e cidadã

Depois de revitalizada, a Escola Básica Silveira de Souza vai passar por um processo de humanização, com a introdução gradativa de atividades culturais. Atualmente, no local são realizadas aulas de piano e oficinas de flauta doce com alunos de 7 a 12 anos e com integrantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA/SME). O espaço também vem sendo usado para ensaios do Coral da Rede Municipal e de grupos musicais da cidade, em situações especiais.

A meta é promover cursos gratuitos de música para jovens e adultos, por meio de um núcleo erudito e um popular, com material didático e instrumentos cedidos pelo Município, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades, competências, sensibilidade e senso estético, e incentivando a formação de ouvintes e plateias para concertos e apresentações musicais. A unidade escolar vai abrigar aulas de musicalização infantil, com prática instrumental e de conjunto, teoria musical e canto coral. Algumas turmas já começarão a funcionar a partir de 2012, com oficinas de percussão, piano, violão, cavaquinho, flauta transversal e acordeon.

Ensino de qualidade

A Escola Básica Silveira de Souza foi o quinto grupo escolar inaugurado em Santa Catarina e a segunda escola pública fundada pelo governador Vidal Ramos, em 28 setembro de 1913. O prédio, situado na Rua Alves de Brito, área central da cidade, é símbolo de uma época cuja proposta era oferecer educação gratuita e de qualidade para crianças e adolescentes.

O imóvel é composto por duas alas simétricas, onde havia uma seção masculina e outra feminina. Segundo o Regulamento Interno dos Grupos Escolares, de 1914, cada edifício deveria ter, no mínimo, oito salões para cada uma das quatro classes das duas seções. Deveria ter ainda um gabinete para o diretor e outro para o museu escolar, um cômodo para a portaria, biblioteca, cozinha, banheiros e pátios arborizados – o local abriga duas jaqueiras centenárias.

Apesar de ter sido restaurada em 2004, a unidade de ensino estadual funcionou na edificação somente até novembro de 2009, quando foi desativada e cedida ao Município, que destinou o espaço aos ensaios do Coral Municipal e à Educação de Jovens e Adultos, atendendo atualmente cerca de 150 alunos. O nome da escola é uma homenagem a João Silveira de Souza, nascido em 1924. Souza foi advogado, jornalista, poeta e político. Escreveu o livro de poemas Minhas Canções (1849) e é patrono da cadeira 18 da Academia Catarinense de Letras. Faleceu em 11 de Dezembro de 1906.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img