21.3 C
fpolis
quarta-feira, abril 24, 2024
Cinesystem

Comércio de Santa Catarina registra aumento de 4% nas vendas nos primeiros meses do ano

spot_img

Comércio de Santa Catarina registra aumento de 4% nas vendas nos primeiros meses do ano

spot_imgspot_img

Liquidações garantem um bimestre positivo para o varejo, aponta balanço do SPC/SC

O torra-torra de eletroeletrônicos manteve o comércio catarinense aquecido nos primeiros meses de 2011, segundo apontou balanço do Serviço de Proteção ao Crédito de Santa Catarina. As consultas ao banco de dados do SPC/SC nos meses de janeiro e fevereiro tiveram um incremento de 4,13% comparado ao mesmo período do ano passado. A onda de liquidações nos setores de vestuário e calçadista também contribuiu para os bons números registrados. Além disso, o Carnaval refletiu positivamente nas vendas de fevereiro. “Muitos consumidores anteciparam as compras pré-folia na última semana do mês”, pondera Ivan Roberto Tauffer, presidente do SPC/SC. Ele acrescenta outro fator preponderante: “mesmo após o Natal o consumidor manteve seu poder de compra”, ressalta.

A confiança do consumidor catarinense somada a um ganho no poder aquisitivo também repercutiu positivamente no varejo estadual, que recuperou em fevereiro 76% das dívidas acumuladas, o equivalente a R$ 38,9 milhões. “O catarinense tem como histórico ser um bom pagador. O que reavemos de débitos no mês passado foi superior à média de retorno que costumamos registrar, na faixa dos 65%”, compara Tauffer.

O aumento no volume de vendas deve se manter crescente neste primeiro semestre, segundo expectativa dos comerciantes. De acordo com o presidente do SPC/SC, o otimismo predomina, mas para continuar no azul a economia precisa se conservar estável e os juros estacionarem. “Ainda não sentimos os últimos aumentos da Selic, mas se a elevação persistir nas próximas reuniões do Copom os reflexos serão inevitáveis, principalmente nos preços”, alerta. Contudo, reitera que se espera um bom ano. “É possível que 2011 não seja tão bom quanto 2010, quando crescemos 8,65%, mas devemos manter um ritmo de crescimento dentro do esperado”, conclui.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img