21.9 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

Compasso Aberto é atração deste sábado na Praça 15 de Novembro

spot_img

Compasso Aberto é atração deste sábado na Praça 15 de Novembro

spot_imgspot_img

Som instrumental é a opção para este sábado (30/10) no projeto Música na Praça, com apresentação da banda Compasso Aberto no coreto maestro Hélio Teixeira da Rosa, na Praça 15 de Novembro. A programação gratuita, a partir das 10h30, é uma promoção da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC), com apoio do Banco do Brasil, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. A iniciativa visa apoiar as ações de humanização realizadas naquele espaço histórico e turístico na área central.

Até 28 de dezembro, serão realizadas 19 apresentações artísticas, abrangendo diferentes estilos musicais, sempre às terças-feiras (das 12h30 às 13h30) e aos sábados (das 10h30 às 12h), exceto nos feriados. Nos dias de apresentação musical, o espaço também abriga uma feira de artesanato com trabalhos de artistas locais. A revitalização da Praça 15 de Novembro é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Florianópolis com as Lojas Koerich e Carioca Calçados, com apoio da Ong Floripamanhã.

Compasso Aberto

Dirigida por Silvia Beraldo, a banda Compasso Aberto foi criada em 1995, como parte da Compasso Aberto – Escola Livre de Música. Nesses 15 anos, o grupo vem mantendo uma agenda de apresentações que contribui para a vida cultural da cidade e propicia uma rica vivência musical para os alunos.

Contemplada pelo Programa Petrobras Cultural em 2005 e 2007, a banda desenvolveu projetos para profissionalização de jovens instrumentistas de baixa renda, dando bolsas de estudo para a formação de mais de 30 músicos. Através dessas iniciativas, o grupo fez apresentações no Teatro do Sesc Prainha, Palácio Cruz e Souza, Projeto 12:30 da UFSC, Feira de artesanato na Praça da Lagoa da Conceição, Escadaria do Rosário, FAM (Florianópolis Audiovisual Mercosul), Semana Cultural de Santo Antônio de Lisboa, Feira da Beira Mar Norte e Largo da Catedral Metropolitana, entre outras atividades.

Formada por cinco flautas, clarinete, três saxofones, teclado, percussão e bateria, a banda tem um repertório que enfoca a diversidade dos gêneros musicais existentes no Brasil, apresentando clássicos de Pixinguinha, Dorival Caymmi, Jacob do Bandolim, Zininho, Chiquinha Gonzaga, Duda – maestro dos frevos, José Brasilicio de Souza, compositor catarinense do século XIX, entre outros. Nas apresentações, a Banda Compasso Aberto distribui um livreto sobre a música brasileira, ilustrando o repertório.

Serviço:

O Quê: Projeto Música na Praça – apresentação da Banda Compasso Aberto

Quando: Sábado (30/10) – 10h30 às 12h

Onde: Coreto Maestro Hélio Teixeira da Rosa – Praça 15 de Novembro

Quanto: gratuito

Informações: portal.pmf.sc.gov.br/entidades/franklincascaes

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img