20.8 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

Concerto “Crianças-Prodígio” é apresentado pela Orquestra Filarmonia Santa Catarina

spot_img

Concerto “Crianças-Prodígio” é apresentado pela Orquestra Filarmonia Santa Catarina

spot_imgspot_img

Peças criadas por jovens compositores europeus comandam a apresentação da Orquestra, no próximo dia 25, na Capital.

A Orquestra Filarmonia Santa Catarina apresenta o concerto “Crianças Prodígios”, com composições criadas por crianças que foram consideradas “prodígios” no mundo da música, na terça-feira, 25 de outubro, a partir das 21h, no Teatro Álvaro de Carvalho, em Florianópolis.

No concerto os músicos da Filarmonia Santa Catarina apresentarão peças de Felix Mendelssohn (Sinfonia n°9 em dó menor para Orquestra de Cordas: Grave – Allegro, Andante, Scherzo e Allegro vivace – Presto) e de Benjamin Britten (Simple Symphony para Orquestra de Cordas: I- Boisterous Bourrè, II- Playful Pizzicato, III- Sentimental Saraband, e IV- Frolicsome Finale). A apresentação conta com a regência e direção artística do Maestro Gustavo Fontes.

Sobre o Programa

Felix Mendelssohn (1809-1847), Sinfonia n°9 para Orquestra de Cordas

Considerado o fundador do romantismo alemão, Mendelssohn compôs nada menos que 12 sinfonias para esta mesma formação entre os 12 e os 14 anos de idade. Muito embora a música do compositor ainda tivesse muito a se desenvolver até alcançar sua fase adulta, impressionam o talento e o “sotaque próprio” incrivelmente precoces que o autor demonstra. Do ponto de vista da linguagem, a composição parece sintetizar, com notável inteligência, aspectos marcantes dos grandes mestres alemães que a precederam: de Bach, o esmerado contraponto, de Mozart, o gracioso lirismo, e, finalmente, de Beethoven, a unidade formal e motívica.

Benjamin Britten (1913-1976), Simple Symphony

Este violista, pianista, regente e compositor é certamente o mais conhecido autor britânico do século XX. Sua obra é extensa e diversificada, incluindo óperas, oratórios, concertos, ciclos de canções, músicas de câmara e sinfônica. Sua Simple Symphony, obra que ouviremos esta noite, foi, por ele mesmo, assim descrita:

Esta “Sinfonia Simples” é inteiramente baseada em materiais de obras que o compositor escreveu entre os 9 e 12 anos, embora o desenvolvimento desses temas seja, em muitos trechos, bastante novo.

Serviço

O que: Orquestra Filarmonia Santa Catarina – Concerto “Crianças Prodígios”

Data: 25 de outubro de 2011

Horário: 21h

Local: TAC (Teatro Álvaro de Carvalho)

Ingressos: À venda no local – R$20,00 (inteira) e R$10,00 (estudante)

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img