20.8 C
fpolis
quarta-feira, abril 24, 2024
Cinesystem

Condomínio da ACATE reaproveita cerca de uma tonelada de resíduos

spot_img

Condomínio da ACATE reaproveita cerca de uma tonelada de resíduos

spot_imgspot_img

A Novociclo Ambiental, responsável pelo programa Lixo Zero implantado no Condomínio Industrial de Informática (CII), onde fica instalada a sede da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE), acaba de revelar os resultados alcançados durante os dois meses de adesão: as empresas associadas instaladas no condomínio conseguiram encaminhar para reaproveitamento 891 kg de materiais. Com esta iniciativa, deixaram de ser enviados ao aterro sanitário: 285 kg de jornais e papéis, 58 garrafas de vidro, 345 garrafas PET, 629 garrafas de alumínio e 773 embalagens longa vida, entre outros materiais.

De acordo com os relatórios da Novociclo, o reaproveitamento dos materiais recolhidos nestes dois meses significa uma economia de 1.255 kw de energia elétrica, 38 mil litros de água, entre outros recursos que deixaram de ser investidos na produção de novos produtos.

Como funciona – A metodologia desenvolvida pela Novociclo, empresa especializada em gestão de resíduos, prevê que embalagens vazias sejam limpas e dispostas de forma organizada antes de serem encaminhadas para reaproveitamento. As embalagens limpas devem, então, ser depositadas nos residuários, móveis com prateleiras especiais para cada tipo de produto.

“É muito importante que os materiais estejam limpos e sem restos de alimentos ou de produtos. Só assim eles poderão ser aproveitados em sua totalidade”, explica Alex Iabrude, ecólogo e educador ambiental da Novociclo.

A Novociclo se responsabiliza pelo encaminhamento dos materiais às usinas e fábricas que vão reutilizar este material ou, no caso de materiais não-reaproveitáveis, como pilhas, eles são enviados a indústrias que providenciam o descarte correto, evitando o destino a aterros sanitários e a poluição do meio ambiente.

No caso do lixo tecnológico, são agendados dias específicos para a coleta dos equipamentos. No CII, este tipo de material representou nestes dois meses 7% do peso total dos resíduos coletados.

Exemplos – A Novociclo está analisando todas as 50 empresas instaladas na sede da ACATE e já começou a distribuir a placa “Lixo Zero” para as que já conseguiram destinar corretamente 100% dos resíduos recicláveis. A ekoimpacto foi uma das primeiras a receber a certificação. “Se todas as empresas adotassem o conceito Lixo Zero diminuiria a grande quantidade de lixo que temos gerado no mundo. Hoje aqui na empresa, com a retirada das lixeiras convencionais, temos a responsabilidade de encaminhar corretamente os resíduos, com menor desperdício”, disse Alexander Weiss, diretor da ekoimpacto.

De acordo com a equipe de limpeza da ACATE, algumas pessoas ainda estão se adaptando ao programa e a adesão vem aumentando a cada dia. “Antes recolhíamos todos os dias, pois era produzido muito lixo, com este método lixo zero, reduziu a grande quantidade de lixo que tínhamos e hoje recolhemos os resíduos um dia sim um dia não, diz Sandra de Brito, responsável pelos serviços gerais da ACATE.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img