18.7 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Congresso de Psicologia do Esporte debateu as mais recentes tendências da área

spot_img

Congresso de Psicologia do Esporte debateu as mais recentes tendências da área

spot_imgspot_img

Aconteceu em Florianópolis de 01 a 03 de julho o Congresso Internacional de Psicologia do Esporte, no Hotel Majestic, reunindo os mais renomados profissionais da área de psicologia do esporte do mundo, com representantes de todos os continentes.

Foram realizadas 14 palestras ministradas por profissionais membros da Sociedade Internacional de Psicologia do Esporte.

Dentre os temas apresentados, destaque para a palestra ministrada pelo alemão Dieter Hackfort, com o tema Perspectiva da Psicologia do esporte e tópicos populares, abordada a situação atual da psicologia do esporte, na qual professores, treinadores, técnicos devem estar preparados não apenas para estimular o atleta a ganhar medalhas, mas também para que ele se prepare para enfrentar a vida.

A palestra Relação treinador – atleta “coaching” e desenvolvimento pessoal, proferida pelo presidente da Sociedade Internacional de Psicologia do Esporte, o português Sidônio Serpa, no qual foi abordada a relação treinador – atleta e o desenvolvimento pessoal. “Hoje os treinadores não podem apenas dominar os aspectos táticos e técnicos, pois ele exerce uma função psicológica em sua ação, uma vez que em sua relação com o seu atleta ele já está exercendo a psicologia nas relações interpessoais”, afirma. Na palestra Sidônio apresentou três pilares que considera primordiais na relação atleta – treinador. O primeiro é que o treinador deve estar consciente do impacto que exerce sobre sua equipe, considerando sempre como o atleta pensa, sente e se comporta. O segundo ponto é que através da interação o treinador deve contribuir para o desenvolvimento pessoal desse ser humano e o terceiro pilar seria que hoje treinadores de alto nível desenvolveram estratégias chamadas de business coaching que os transformaram em grandes gestores de pessoas. Grandes empresas já perceberam e estão levando essa nova ferramenta para dentro do ambiente de trabalho, para formar seus colaboradores.

“Cito o exemplo do José Mourinho, técnico da equipe de futebol de Portugal, que em toda sua formação soube unir ao desporto outras áreas como comunicação, o marketing, o que o levou a ser além de um grande profissional na área técnica, um grande gestor de pessoas, que realiza palestras nessa área”, completa Sidônio Serpa. Outros exemplos de grandes gestores são Bernardinho, Zé Roberto Guimarães, Felipão, Renan Dalzoto e Alberto Bial.

Outro tema explorado foi Educação de treinadores no Brasil, apontada pelo professor com experiência em equipes olímpicas Newton Santos Viana Jr.

Assistência e intervenções em carreiras esportivas foi um tema que suscitou bastante interesse do público. A sueca Natalia Stambulova ressaltou a importância dos profissionais trabalharem não apenas a carreira profissional dos atletas, mas também a carreira da vida. “Devemos pensar o ser humano de maneira holística, buscando a excelência pessoal”, afirma. “Pode parecer obvio, mas nós como profissionais devemos estar preparados para trabalharmos com as transições de carreira, tanto as previsíveis quanto as imprevisíveis, um fator que pode afetar muito o desempenho atlético”, finaliza.

A brasileira Lenamar Fiorese Viera apresentou pesquisas realizadas com atletas e treinadores, mostrando a avaliação que cada um apresentava do outro em diferentes momentos, como em treinos, início de competição e fase final de competição, bem como esses fatores podem influenciar nos resultados.

Avaliação dos palestrantes

Representantes de todos os continentes palestraram no Congresso Internacional de Psicologia do Esporte e todos tiveram a mesma opinião sobre o evento: os temas apresentados contribuíram para a formação de todos os participantes.

“Foi um evento muito interessante, pois foi possível conhecer cada investigação que cada palestrante vem desenvolvendo, bem como ter um panorama do que vem sendo realizado no mundo a cerca da psicologia do esporte”, declarou Sidônio Serpa.

“Para quem atua na área as palestras forneceram uma grande bagagem, mostraram teorias e praticas, depoimentos de pessoas com intervenções em equipes olímpicas, e foi a primeira vez que o Brasil sediou um evento deste porte de conhecimento”, afirmou Lenamar Fiorese Viera.

“O congresso nos permitiu visões de diferentes pessoas sobre a ciência do esporte, possibilitando que todos os participantes conhecessem novas teorias, trocassem informações, e que não fiquemos restritos as produções nacionais ou da nossa região, possibilitou o intercâmbio do conhecimento. Outro ponto fundamental do evento foi a oportunidade do contato com informações atuais que muitas vezes na academia não é possível, esse ponto considero muito importante e um dos que mais engrandeceu o congresso”, declarou o professor Newton Vianna Junior.

Encontro da Sociedade Internacional de Psicologia do Esporte

Grandes nomes da psicologia do esporte continuam reunidos em Florianópolis até o próximo final de semana, até sábado, participando da reunião anual da Sociedade Internacional de Psicologia, uma das mais importantes e mais atuantes no setor. Essa será a primeira vez que a entidade realiza uma reunião na América Latina.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img