22.2 C
fpolis
sexta-feira, março 29, 2024
Cinesystem

Conheça a Vitrine SEBRAE – Aroma, Sabor & ArteCatarina no Beiramar Shopping

spot_img

Conheça a Vitrine SEBRAE – Aroma, Sabor & ArteCatarina no Beiramar Shopping

spot_imgspot_img

Até 20 de fevereiro acontece no vão central do Beiramar Shopping a 4ª Vitrine SEBRAE – Aroma, Sabor & ArteCatarina. Segue um bate-papo com Simone Amorim Cabral, coordenadora do Programa de Artesanato ArteCatarina do SEBRAE/SC.

O que é a Vitrine SEBRAE – Aroma, Sabor & ArteCatarina?

A vitrine é um espaço no qual são promovidos, divulgados e comercializados produtos do artesanato, agronegócio, turismo, gastronomia e indústria de móveis do oeste legitimamente catarinenses. Reúne produtores, artesãos e empresários ligados a programas do SEBRAE, nos quais passam por diversas capacitações, apoio técnico e noções de mercado para tornar os produtos mais competitivos. O evento beneficia direta e indiretamente 835 pessoas e os artesãos, produtores rurais e empresários participam de Projetos dos Programas de Artesanato – ArteCatarina, Agronegócio, Turismo, Gastronomia e APL de Móveis do Oeste.

Qual o objetivo do evento?

O objetivo central do evento é promover, divulgar e comercializar produtos catarinenses, visando à geração de trabalho, renda e sustentabilidade para as unidades produtivas envolvidas. Além disso, propiciar o acesso desses produtos e de seus produtores ao mercado.

Esta edição reúne 83 unidades produtivas que comercializarão objetos com rendas, tecelagem, cerâmicas, quadros, fuxico, bambu, papel mashê, palha de milho, fibra de bananeira, entre outros, além de produtos como cachaças, vinhos de altitude, espumantes, mel, conservas e biscoitos.

Como participar?

Para participar de projetos do SEBRAE o interessado deve procurar uma das coordenadorias regionais em sua cidade e informar-se dos projetos em execução. Os participantes dos projetos devem ser Micro e Pequenas Empresas fornecedoras ou pertencentes à determinada cadeia produtiva, atender às exigências dentro de cada ação ou especialização produtiva, estar associadas à entidade de classe da região e localizadas dentro da área de abrangência do Programa. As ações de um projeto duram entre dois a quatro anos, podendo variar conforme a realidade do território.

Qual o papel do SEBRAE neste evento?

O SEBRAE/SC com a realização deste evento atua no fortalecimento do empreendedorismo e na aceleração do processo de formalização da economia, proporcionando aos produtores, artesãos e pequenos empresários acesso a mercado.

Qual a destinação da renda do evento?

O SEBRAE/SC, por ser uma entidade privada sem fins lucrativos que tem como foco promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos empreendimentos de micro e pequeno porte não obtém lucro com a realização do evento. O SEBRAE investe para a realização, custeando toda a infraestrutura e necessidades e o dinheiro arrecadado é destinado aos artesãos, produtores rurais e empresários participantes, de acordo com a comercialização de cada produto.

Novidades previstas para este ano e para 2012?

Este ano o foco da feira é interagir o produto com o dia a dia, com o cotidiano das pessoas, queremos mostrar que é possível estar inserindo produtos de alto valor agregado, feitos artesanalmente, sejam peças de artesanato ou os produtos do agronegócio, nas casas, nos trabalhos, na vida de cada um de nós. Para 2012 estamos prevendo a participação de outros projetos, como o da moda, de design, aumento ainda mais o nosso mix de produtos.

Por que da data?

Desde a sua primeira edição o evento é realizado estrategicamente entre os meses de janeiro e fevereiro, tendo em vista o grande número de turistas que visitam a capital catarinense no verão. No último ano foram comercializados mais de 23 mil produtos, o que gerou um retorno direto aos produtores superior a 280 mil reais e mais de 700 mil pessoas passaram pelo local.

Curadoria

Uma das novidades deste ano foi a realização de uma curadoria, composta por profissionais da área técnica de design, artesanato, agronegócio, gastronomia, acesso a mercado e metrologia, que avaliou os produtos dos Programas de Artesanato e Agronegócio com foco no mercado. As unidades produtivas avaliadas receberam orientações sob vários aspectos no que se refere a sua produção, cuidados e procedimentos necessários para que o produto possa ter sucesso e se estabelecer no mercado e também definiu quais estavam aptos a participar da vitrine.

Comércio Justo

Um dos motes do evento é o Comércio Justo, que é considerado um dos pilares da sustentabilidade econômica e ecológica. Trata-se de um movimento social e uma modalidade de comércio internacional que busca o estabelecimento de preços justos, bem como, de padrões sociais e ambientais equilibrados nas cadeias produtivas. Essa visão insere-se no evento a partir do momento que não existem atravessadores e, portanto os produtores e artesãos estarão recebendo o quanto o produto vale.

Serviço

O quê: 4ª Vitrine SEBRAE – Aroma, Sabor & ArteCatarina
Onde: Vão central do Beiramar Shopping
Quando: até 20 de fevereiro de 2011
Horário: das 14h às 22h
Entrada gratuita

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img