25.8 C
fpolis
quarta-feira, abril 24, 2024
Cinesystem

Conheça o Projeto Maré Limpa do Instituto Carijós

spot_img

Conheça o Projeto Maré Limpa do Instituto Carijós

spot_imgspot_img

Desenvolvido pela ONG Instituto Carijós, o Projeto Maré Limpa é um projeto de conservação ambiental que abrange a baía norte da Ilha de Santa Catarina, na área que compreende três unidades de conservação: Área de Proteção Ambiental do Anhatomirim, Estação Ecológica de Carijós e Reserva Biológica Marinha do Arvoredo. O objetivo do projeto é proporcionar a redução da quantidade de lixo nas unidades de conservação, através de atividades de educação ambiental, conscientização social, mutirões de coleta de lixo e monitoramento quantitativo e qualitativo dos resíduos coletados.

As ações do Projeto Maré Limpa visam despertar a população local para a problemática ligada ao lixo e sua relação com a conservação da biodiversidade. Uma grande quantidade de lixo é lançada no mar e afeta diretamente as unidades de conservação e sua biodiversidade pela ação das marés que levam esses resíduos para o seu interior, afetando principalmente a fauna marinha.

Além de semanas temáticas, ciclos de palestras em escolas e formação de professores, o Instituto Carijós já realizou vários mutirões de coleta de lixo com o apoio de alunos de escolas públicas e privadas de Santa Catarina. No mutirão realizado no dia 26 de agosto na Praia da Daniela, os alunos da Escola Osmar Cunha de Canasvieiras coletaram, classificaram e quantificaram os resíduos sólidos, registrando os dados em planilhas que alimentarão um banco de dados de todos os mutirões de coleta realizados durante o projeto. No total, foi percorrido um trecho de cerca de 1000 metros durante 2 horas com a colaboração de 49 pessoas. Neste mutirão foram recolhidos 1927 itens que totalizaram 250 Kg e, destes itens, 75% eram plásticos.

Os próximos mutirões de coleta de lixo estão previstos para as duas primeiras semanas de novembro. Os interessados em participar podem mandar um email para adm.institutocarijos@gmail.com ou telefonar para os números (48) 9914.5445 e 9967.6513 para mais informações. O Projeto Maré Limpa conta com o patrocínio da Eletrosul e do Governo Federal.

Sobre o Instituto Carijós: O Instituto Carijós Pró-Conservação da Natureza foi fundado em 1999 por um grupo de amigos com o objetivo de apoiar a implementação da Estação Ecológica de Carijós, unidade de conservação ambiental localizada no norte da Ilha de Santa Catarina, que compreende áreas de manguezais e restinga. O Instituto Carijós é uma entidade privada sem fins lucrativos e tem como missão contribuir para a conservação da biodiversidade promovendo atividades de mobilização social e educação ambiental. Atuando há 12 anos em prol da conservação da natureza, os projetos do Instituto Carijós estão pautados na construção de processos de educação que promovam uma mudança de comportamento na sociedade para enfrentar as problemáticas ambientais. Em 2010, sob nova gestão, passou a trabalhar com problemas ambientais provenientes do processo de urbanização da Grande Florianópolis sob três eixos principais: água, esgoto e lixo, atuando com educação ambiental, mobilização social e monitoramento de resíduos. E mais recentemente integrou em suas ações a reabilitação de animais silvestres em parceria com pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina, criando o Núcleo de Fauna.

Contato

www.institutocarijos.org.br

www.projetomarelimpa.blogspot.com

Facebook: http://www.facebook.com/instituto.carijos

Twitter: @Icarijos

(48) 9914.5445 e 9967.6513

Ratones – Florianópolis – Santa Catarina – Brasil

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img