21.5 C
fpolis
sexta-feira, março 29, 2024
Cinesystem

Conselho Comunitário de Segurança do Centro será formalizado nesta quinta-feira

spot_img

Conselho Comunitário de Segurança do Centro será formalizado nesta quinta-feira

spot_imgspot_img

Posse da diretoria ocorre na CDL de Florianópolis, uma das entidades engajadas na prevenção da violência nesta região

Após um ano de debates sobre a falta de segurança no Centro de Florianópolis e a necessidade de promover ações preventivas para garantir melhor qualidade de vida a moradores, comerciantes e trabalhadores da região foi criado o Conselho Comunitário de Segurança do Centro (Conseg), a partir da iniciativa de entidades que atuam no local. A assinatura da carta constitutiva e a posse da diretoria ocorrem nesta quinta-feira (01/12), às 19h30, na CDL de Florianópolis. À frente do conselho está Ricardo Campos, membro integrante da CDL Jovem. “A CDL foi uma das principais mobilizadoras do processo para criação deste grupo e segue trabalhando para frear a insegurança da região central”, conta.

Existente em outros locais da cidade, como no Norte da Ilha, os Consegs, também conhecidos como ‘polícia comunitária’, reúnem pessoas físicas e representantes de instituições para discutir e promover medidas de prevenção à violência. Segundo Campos, o conselho funciona com a atuação integrada da polícia e comunidade. Ele adianta que uma das primeiras ações do Conseg do Centro será a criação de micro regiões para debater as necessidades de cada ponto mapeado como crítico. “A realidade da Felipe Schmidt é diferente do que acontece na Esteves Júnior e vamos desenvolver ações específicas para cada uma delas”, destaca o presidente eleito.

Um dos exemplos é o projeto ‘Rota Segura’, aplicado na rua Esteves Júnior, que incentiva os alunos da região a passarem por determinados trajetos, evitando pontos de insegurança. Além da participação de integrantes da CDL de Florianópolis, estão engajados no Conseg do Centro representantes do Centrosul, Convention Bureau, Fecomércio, Sescon, Sesc, Senac, Colégio Catarinense, entre outros. O trabalho é voluntário e inicia a partir da posse da diretoria. Segundo o presidente Ricardo Campos, com apoio da Guarda Municipal, Polícia Militar e Civil, o Conseg vai traçar as estratégias para o primeiro ano de atuação.

O que é um Conseg

Os Conselhos de Segurança são grupos de pessoas de mesmo bairro ou região que se reúnem para planejar ações preventivas e combater problemas comunitários de segurança. Desenvolver campanhas educativas e estreitar laços de entendimento e cooperação entre as várias lideranças locais também fazem parte das ações do Conseg. Mais informações: http://www.cdlflorianopolis.org.br/fckeditor/UserFiles/File/conseg.pdf.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img