19.2 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

Convênio entre Unisul e Hospital de Caridade lança Hotelaria Hospitalar

spot_img

Convênio entre Unisul e Hospital de Caridade lança Hotelaria Hospitalar

spot_imgspot_img

Na terça-feira, 26, foi assinado o convênio entre a Unisul e o Imperial Hospital de Caridade para o início das atividades de Hotelaria Hospitalar em Florianópolis. O projeto é pioneiro em Santa Catarina e oferece um atendimento diferenciado aos pacientes.

O projeto envolve os cursos de Nutrição e Gastronomia da Unisul. A professora Francine Ferrari coordena as atividades que servirão, inicialmente, vinte e oito refeições diárias aos quatorze pacientes da Ala Nossa Senhora do Livramento e seus acompanhantes. “A intenção é trabalhar de uma maneira global no atendimento a estes pacientes”, explica Francine.

O provedor do Imperial Hospital de Caridade, Felipe Otávio Boabaid, considera de grande valia a parceria porque traz benefícios para as duas partes. “Para a Unisul porque põe em prática a política de aperfeiçoamento e o Hospital de Caridade porque tem a garantia que vai servir uma alimentação de primeira linha gabaritada por parâmetros da própria Unisul”, salienta.

O reitor da Unisul, professor Ailton Soares, acredita que o Hospital de Caridade representa um marco de colaboração muito forte na região de Florianópolis e que a Unisul tem na saúde um dos seus pilares de sustentação como referência em pesquisa, ensino e extensão. “Temos nesta instituição um parceiro que está sempre aberto para dialogar com as diversas áreas da saúde. É um projeto piloto para nós e temos condições de dizer que agora estamos aptos a fazer isso em outros hospitais”.

A nutricionista do Hospital de Caridade, Patrícia Tomelin, explica que a hotelaria hospitalar é a utilização das técnicas culinárias aliadas aos sentidos de aromas e de sabor do alimento voltadas para este sentido associado à terapia nutricional clínica. “Então vamos adequar estas técnicas às necessidades de cada patologia. Isso para agente sem dúvida nenhuma é fundamental e de grande importância. Mais do que a minha satisfação de servir um alimento de acordo com o que o paciente está esperando e também em relação do que ele espera daquele alimento. E do que o médico espera que seja dado também em relação às necessidades nutricionais para que cada patologia consiga receber exatamente o que ela precisa”, diz.

Para o professor Daniel Herdt, do curso de Gastronomia, a parceria é um avanço porque une a nutrição e a gastronomia. “Venho falando a um tempo para os nossos acadêmicos principalmente na matéria de Catrig que é um nicho de mercado que ia abrir aqui no sul. Esta parceria conseguiu abrir este espaço ainda inicial, mas que futuramente vai se expandir”.

Desde 2005 a Unisul mantém parcerias com o Imperial Hospital de Caridade. “Quando começamos só tínhamos os estágios curriculares obrigatórios de poucos cursos. Hoje temos atuação deste projeto de hotelaria hospitalar, projetos de pós-graduação de Desenvolvimento de Lideranças, estágios obrigatórios dos cursos de Psicologia, Nutrição, Fisioterapia, Medicina, Enfermagem até no nível de pós-graduação, internato de Medicina com os acadêmicos das 8° e 9° fases. A Unisul também esta resgatando a vocação academicista do Hospital de Caridade porque até o surgimento do Hospital Universitário os estudantes passavam por aqui” relata a professora do curso de Enfermagem da Unisul Simone Karmann Souza.

Na foto:reitor da Unisul, Ailton Soares, recebe o livro do Imperial Hospital de Caridade das mãos do provedor, Felipe Otávio Boabaid.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img