16.5 C
fpolis
sábado, abril 20, 2024
Cinesystem

Coral da Secretaria de Educação inicia apresentações natalinas em Florianópolis

spot_img

Coral da Secretaria de Educação inicia apresentações natalinas em Florianópolis

spot_imgspot_img

O musical acontece nas janelas do Palácio Cruz e Sousa intercalado com declamações.

Nesta quinta-feira, dia 8 de dezembro o brilho natalino do centro de Florianópolis será realçado com o encanto musical do coral da Secretaria Municipal de Educação. Reunidos nas janelas do Palácio Cruz e Sousa, o grupo apresentará canções, intercaladas com declamações de poesias do escritor simbolista. O musical acontecerá também nos dias 15, 16 e 19 sempre às 20h30.

As apresentações, sob o comando do maestro Jackson Cardoso, vão mobilizar um total de 80 estudantes que possuem entre 10 e 15 anos. Todos são de escolas municipais e ensaiam desde agosto. No repertório estão músicas tradicionais, canções natalinas de compositores da ilha e canções em outros idiomas, como inglês, espanhol e latim.

O diferencial deste ano fica por conta de uma homenagem ao maior poeta catarinense. Cruz e Sousa, que completou 150 anos de nascimento no último dia 24 de novembro será lembrado com a inserção de poesias entre algumas músicas. O objetivo é dar continuidade a ação estabelecida pela Educação de Florianópolis com o lançamento do selo postal do escritor. Para Jackson, este é um momento propício para evocar o poeta e as causas defendidas por ele. “Cruz e Sousa combatia a escravidão e o preconceito racial, um verdadeiro exemplo a ser usado nesta época de reflexão.”

O trânsito na região será desviado e o público poderá assistir ao musical da Praça XV de Novembro. Durante o show, uma banda com baixo acústico, teclado, violão e bateria acompanhará o coral nas canções. As músicas serão intercaladas com solos dos próprios alunos. O show é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Turismo, Secretaria Municipal de Educação, Museu Histórico de Santa Catarina e ACIF (Associação Comercial e Industrial de Florianópolis).

Coral

O projeto teve início em agosto de 2009. Os cantores do coral são estudantes das séries finais das 26 escolas públicas da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis.

Para Jackson, a atividade traz inúmeros benefícios na sala de aula, como melhora na autoestima, concentração, atenção e ampliação do conhecimento cultural. “Além de auxiliar no rendimento em sala de aula, este projeto também contribui para a escolha da carreira profissional dos estudantes”, afirma.

Os ensaios acontecem toda sexta-feira em dois horários, 8h 30 e 14h, sempre no período do contra turno escolar.

Canções que se destacam nas apresentações

Um feliz natal – José Feliciano
Happy christmas – John Lennon
Mané Noel, Um sonho de natal – Jackson Cardoso
Um natal especial – Eduardo Rocha
Nirvana – El Bosco.

Outras canções

Bate o sino
Boas festas
Um bom natal
O bom velhinho
Presente de natal


Serviço:

O quê: Apresentações coral da Rede Municipal de Educação no Palácio Cruz e Sousa

Quando: 8, 15, 16 e 19/12

Horário: 20h 30

Local: Defronte a Praça XV.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img