17.2 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Cravo-da-Terra comemora 10 anos com show em Florianópolis

spot_img

Cravo-da-Terra comemora 10 anos com show em Florianópolis

spot_imgspot_img

O grupo musical Cravo-da-Terra comemora 10 anos de carreira com uma apresentação no Teatro da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) no dia 16 dezembro, às 20h. Com músicas dos CDs Cravo-da-Terra (2006) e Infinito Som (2007), o repertório do show inclui também canções inéditas. O grupo utiliza instrumentos de sopro, corda e percussão e combina a tradição popular a elementos contemporâneos.

O Cravo é formado por Ive Luna (vocal, flauta transversal, percussão), Mateus Costa (contrabaixo acústico), Pedro Cury (violão), Rodrigo Paiva (percussão) e Tales Custódio (violino). Mas a comemoração do aniversário vai ter a participação também de ex-integrantes. É o caso de Luís Coelho, Otávio Rosa, Sílvio Mansani e Marcelo Mello. A maioria dos músicos atuais e da antiga formação passou pelo curso de música da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Durante o show será projetado um vídeo, realizado pelo artista visual Tiaraju Verdi, com imagens dos 10 anos de carreira do Cravo e sequências fotográficas produzidas com os músicos. Para janeiro está prevista a gravação do terceiro CD, denominado Rio das Pacas.

Iniciado em 2000, o grupo tornou-se conhecido e respeitado por sua particularidade sonora e poesia de suas canções. O começo de sua história ocorreu em bares e cafés da cidade de Florianópolis, com arranjos preciosos para clássicos da MPB. No ano de 2001, o Cravo desenvolveu uma pesquisa com compositores da cidade. Desta pesquisa surgiu um repertório com quatorze músicas, apresentado em auditórios, teatros e bares.

A partir do ano de 2002 que o grupo começou a dedicar-se às suas próprias composições. O primeiro CD, Cravo-da-Terra, foi elaborado com cuidado durante cinco anos. Nesse período, realizaram pesquisas e atingiu uma produção autoral. O disco, distribuído nacionalmente pela Tratore, tem 14 músicas, entre instrumentais e canções, compostas e arranjadas pelo grupo, influenciadas pela música tradicional brasileira, mas com linguagem própria.
Durante o ano de 2007 houve a gestação do CD Infinito Som, lançado em junho de 2008, do reconhecimento pelo “Prêmio Catavento” de Melhor Cantora concedido à Ive Luna pela Rádio Cultura AM, e da seleção no Programa Rumos do Itaú Cultural.

O quê: Show 10 Anos Cravo da Terra
Quando: quinta, 16 de dezembro, às 20h
Onde: Teatro da UFSC. Praça Santos Dumont, Campus da Trindade.
Quanto: R$ 20,00 ou antecipado a R$ 10,00, nas Livrarias Catarinenses da Rua Felipe Schmidt, Centro, e do Beiramar Shopping, no Café Berinjela, localizado no Max Flora Center, localizado na rua Lauro Linhares, 897, Trindade.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img