20.4 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

Desfile pelas ruas centrais anuncia Encontro de Bois em Florianópolis

spot_img

Desfile pelas ruas centrais anuncia Encontro de Bois em Florianópolis

spot_imgspot_img

Um desfile com personagens de Boi de Mamão de Santa Catarina e do Boi-Bumbá de Rondônia pelas ruas centrais da cidade abre nesta terça-feira (14/12), às 17h, a segunda edição do Encontro de Bois de Norte a Sul em Florianópolis. Após o cortejo, os participantes serão recepcionados no Largo da Alfândega pela Orquestra Sinfônica de Santa Catarina (OSSCA), sob regência do maestro José Nilo Valle, com um repertório natalino e de músicas folclóricas. A promoção é da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC).

O Encontro de Bois de Norte a Sul – Ano 2 acontece de 15 a 18 de dezembro no Largo da Alfândega, reunindo grupos folclóricos e parafolclóricos de cinco estados do Brasil para mostrar a diversidade cultural do país nas brincadeiras que têm o boi como temática. A iniciativa tem o patrocínio da Tractebel Energia S.A e do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura (MinC).

Participam do evento representações dos estados de Santa Catarina, Rondônia, Maranhão, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, totalizando 27 grupos e cerca de 800 “brincantes” (nome dado aos participantes destes folguedos).

eunindo Bumba meu Boi, Boi-Bumbá, Boi Pintadinho e Boi de Mamão, a proposta do encontro é passear por diferentes ciclos no calendário cultural brasileiro apresentando grupos de arrastão carnavalesco, além de folguedos tradicionalmente ligados às festas de São João ou ao ciclo natalino.

A programação terá como atração à parte a encenação do “Auto do Boi de Mamão”, pela Cia Teatral Em Cena, de São João Batista (SC). Também haverá palestras, oficinas, lançamento de livro e mostra de artesanato inspirados nas brincadeiras de boi; salão de gastronomia com variados cardápios; e apresentações especiais em vários pontos da cidade.

Serviço:

O Quê: Desfile pelas ruas centrais de Florianópolis
Encontro de Bois de Norte a Sul – Ano 2

Quando: Terça-feira (14/12) – 17h

Onde: concentração dos grupos na sede da Fundação Franklin Cascaes
Forte Santa Bárbara – Centro

Quanto: gratuito

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img