21.5 C
fpolis
sexta-feira, março 29, 2024
Cinesystem

Dia 30 é o Dia do Brincar no Parque Ecológico do Córrego Grande

spot_img

Dia 30 é o Dia do Brincar no Parque Ecológico do Córrego Grande

spot_imgspot_img

Brincadeiras, jogos, música e estórias esperam país e filhos no ParqueEcológico Córrego Grande, em Florianópolis.

No próximo domingo, dia 30, no Parque Ecológico Córrego Grande, emFlorianópolis, a Aliança pela Infância realiza o Dia do Brincar. Umasérie de atividades estão programadas das 14h às 18h, como jogos,brincadeiras e também oficinas para fazer pipas, origami, aprender umpouco de música e ouvir algumas estórias. Para os pais também haveráatividades, como a apresentação de um vídeo que discute publicidade einfância, e uma palestra sobre o brincar saudável.

O Dia do Brincar dá a largada a duas campanhas que prometem acirrarânimos de pedagogos, psicólogos e políticos. Uma é o projeto de lei6755/2010, que pretende alterar a lei do ensino fundamental paratorná-lo obrigatório a crianças a partir dos 5 anos de idade.

A Rede Nacional Primeira Infância – formada por 74 organizações dasociedade civil, do governo, do setor privado e de organizaçõesmultilaterais, entre elas a UNESCO, UNICEF e a Aliança pela Infância- está com um abaixo- assinado em todo o país para tentar brecar esseprojeto, pois considera a proposta “um atentado contra a infância e umdesserviço à educação básica brasileira”. Isso porque obrigar acriança dessa idade a começar o Ensino Fundamental tira-a dasbrincadeiras lúdicas que fazem com que se desenvolvam de forma maissaudável para que, chegando à idade escolar possam aprender com maisfacilidade.

A outra campanha que começa a tomar corpo entre pais, professores eprofissionais ligados à infância é a questão da publicidade que seutiliza da criança para vender os mais variados produtos – não sóartigos infantis, mas também carros, geladeiras e imóveis. “Aindústria descobriu que é mais fácil convencer uma criança do que umadulto, então, as crianças são bombardeadas por propagandas queestimulam o consumo e que falam diretamente com elas”, resume o vídeo“Criança, a alma do negócio”, documentário de Estela Renner que seráexibido no Dia do Brincar.

Tanto com o projeto de lei como com a publicidade voltada às crianças,o que ocorre é um “encurtamento” da infância: crianças de 5 anos quese maquiam, usam celular e sabem todas as marcas de novos produtos,mas talvez nunca tenham visto uma pipa, se sujado com terra ou nãosabem o que é a brincadeira de roda.

PARA PARTICIPAR

Para quem quer assinar a petição contra a lei, a RNPI (Rede NacionalPrimeira Infância) está disponibilizando um abaixo-assinado eltrônicoem sua homepage:

http://primeirainfa ncia.org. br/2010/05/ participe-da-nossa- peticao-online/Ao acessar a página, clicar no ícone “Take Action”.

Quem preferir registrar por telefone seu posicionamento ao PL6755/2010, o número é 0800- 619- 619 – Alô Câmara.

PROGRAMAÇÃO DIA DO BRINCAR

Dia 30/05/2010
Horário: 14 às 18 horas
Local: Parque Ecológico Córrego Grande – Florianópolis

Jogos e brincadeiras.

Oficinas de pipa, origami, musicalização, contação de estória

Atividades para pais:
Vídeo: Criança e consumo
Palestra: Brincar saudável

Informações sobre o Dia do Brincar:
3235-1464 (com Ana Luiza)

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img