25 C
fpolis
quarta-feira, janeiro 19, 2022
cinesytem

Diário Catarinense completa 25 anos e inicia agenda de comemorações

Diário Catarinense completa 25 anos e inicia agenda de comemorações

spot_img

Campanha institucional, novidades editoriais e eventos estão previstos para festejar o aniversário, celebrado nesta quinta-feira (5)

O maior jornal de Santa Catarina celebra 25 anos de história e dá início a uma série de ações comemorativas a partir desta quinta-feira (5), data em que o primeiro exemplar do Diário Catarinense chegou às bancas, em 1986. O lançamento de uma nova campanha institucional e novidades editoriais, como a entrada do conteúdo no iPad, estão programados para marcar o aniversário.

Dentre as ações comemorativas de aniversário, estão exposições interativas, projetos de parceria com universidades e eventos de relacionamento com leitores e comunidade catarinense.

— Acreditamos que não basta oferecer informação, é preciso participar e interagir com a comunidade em que atuamos. Por isso, celebramos a reflexão e o questionamento proposto aos leitores em cada página de informação e conteúdo apurado, em cada bandeira levantada a favor da vida dos cidadãos — afirma o vice-presidente Santa Catarina do Grupo RBS, Eduardo Smith.

Hoje, cerca de 700 colaboradores diretos participam dia e noite da construção da história do jornal. Líder em circulação no mercado catarinense, o DC é lido por mais de 800 mil pessoas nas 262 cidades do Estado em que chega diariamente.

Nesta quinta-feira, um caderno especial de 64 páginas será veiculado no jornal, contando a trajetória do DC e os principais acontecimentos das últimas décadas (confira a capa em anexo). Os principais colunistas também mostrarão ao leitor fatos importantes desta história por meio de fotos e referências que ainda são surpresa.

Novidades nos conteúdos editoriais

A partir de maio, o jornal contará com três novos cadernos. Um dos suplementos terá foco na Grande Florianópolis, valorizando a regionalização das notícias e das comunidades de Palhoça, São José, Biguaçu e Capital. Também serão lançados o suplemento Vida e Saúde, com reportagens sobre medicina, saúde, beleza e terapias alternativas, e o caderno BIT, que abordará pautas sobre o universo digital e seu impacto na vida das pessoas e a área de tecnologia, setor em crescimento no cenário econômico de Santa Catarina.

Um novo elenco de colunistas integrará o time de nomes já consagrados em diferentes áreas do conhecimento. Ao todo, serão 16 colunistas oferecendo mais opiniões, pluralidade, debates e informações exclusivas ao leitor.

Expansão em plataformas digitais

Já em 1986, ao ser lançado, o DC tornou-se o primeiro jornal informatizado do Brasil e, em 2007, o primeiro do Estado a ter uma redação online atuando 24h, sete dias por semana. Hoje, o diario.com recebe mensalmente 3 milhões de visitas e registra mais de 9 milhões de páginas acessadas. O site também prepara mudanças que, até o final do ano, surpreenderão os internautas.

Ainda em maio, o DC online comemorará sua entrada em novas plataformas digitais. Usuários de iPad poderão conferir o conteúdo do jornal no tablet. A migração também ocorrerá para o iPhone e, em seguida, até o final deste ano, para outros tablets, smarthphones e aparelhos mobiles. O processo culminará no relançamento do site com novo layout, novas ferramentas e opções de interatividade, facilidade de navegação, produção e visualização de conteúdo multimídia.

— Apostamos na convergência das mídias, com um novo modelo de redação integrada por meio da aproximação das ações editoriais do papel e do site. Nos focamos em buscar uma maior interatividade com o público, principalmente através dos recursos da internet, trazidos para as redações na forma de pautas e participação nas reportagens — diz o editor-chefe do jornal, Nilson Vargas.

Nova campanha institucional

Para celebrar o aniversário, uma nova campanha institucional — que ainda é surpresa para todo o público — será lançada e marcará as ações e materiais a serem exibidos em TV, rádio, jornal, internet, bancas de jornais e edições para assinantes.

Por meio de suas campanhas institucionais, o DC mobilizou os catarinenses em outras ocasiões. Temas como “Duplicação da BR-101 Sul: esta ideia não pode parar” e “Crack, Nem Pensar” contribuíram com a solução de problemas críticos para a comunidade.

spot_img
spot_img