20.6 C
fpolis
sábado, abril 20, 2024
Cinesystem

Documentário florianopolitano aborda de maneira crítica a relação entre a cidade e o turismo

spot_img

Documentário florianopolitano aborda de maneira crítica a relação entre a cidade e o turismo

spot_imgspot_img

Filme premiado pelo Prêmio Funcine de Produção Audiovisual Armando Carreirão 2009, “Volte Sempre”, de Chico Pereira, mostra uma relação crítica da cidade de Florianópolis com o turismo que a cada ano se torna o recanto de verão preferido dos turistas do sul e sudeste do país. Da noite para a manhã, ao primeiro anúncio favorável da meteorologia, a cidade se transforma rapidamente. As ruas e praias antes desertas do norte ao sul da ilha são ocupadas por uma multidão de turistas ávidos pelo gozo do sol e dos encantos da paisagem. As placas dos carros indicam: Santo Ângelo (RS), Pindamonhangaba (SP), Porto alegre (RS) Morretes (PR), Cascavel (PR), São Paulo (SP), Curitiba (PR). Os ônibus de excursões transitam aos montes pelas ruas. Há grande oferta de estadia para os visitantes, em geral de classe média: pousadas, casas de aluguel, quartos em casas de família, campings, etc.

À medida que o ano termina e o verão avança, de dezembro até março, estas mesmas ruas e praias são tomadas por populações flutuantes, vindas da Argentina, Uruguai, Paraguai e outros países. Em alguns lugares o idioma local é, mesmo, o espanhol. Este é um fenômeno que se impõe de forma assustadoramente desenfreada neste período do ano, com a chegada de um número duas vezes maior de turistas que a população de Florianópolis. O que obriga a população local a provas de adaptação singulares, originais e reveladoras. O dia-a-dia de uma ampla parcela da população que se aproveita desta mutação para subsistir em época de alta estação é rico, revelador, surpreendente e, como se vai assistir, admirável. É deste tema, ainda inédito na sua abordagem, que trata este documentário.

A partir do caótico universo gerado pelo turismo voltado à classe média – pequenos hotéis, casas alugadas, pousadas e campings – o documentário tece uma trama feita por coleções de histórias de verão. A condução se dá com o cruzamento de experiências de personagens emblemáticos: turistas e de quem vive ao mesmo tempo à margem e dedicados a esta economia. São visões originais de uma realidade que se impõe de forma selvagem, inevitável e favorável para quem possa dela tirar proveito. São estas narrações, sob um olhar revelador, que compõe a linha guia deste documentário, conforme o diretor: “Não é pretensão tratar o documentário como objeto de denúncia de aspectos do turismo local, mais imprimir um olhar a partir de um enredo bem humorado que carrega, afinal, um título por mais que simpático: VOLTE SEMPRE”.

Fundo Municipal de Cinema de Florianópolis.
Contato: funcine@pmf.sc.gov.br / 48 3224-6591

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img