28 C
fpolis
terça-feira, novembro 30, 2021
cinesytem

Documentário Impasse registra movimento contra tarifa do transporte público em Florianópolis

spot_img

Documentário Impasse registra movimento contra tarifa do transporte público em Florianópolis

spot_img

Filme revela o que pensam usuários, trabalhadores, especialistas e empresários

O movimento estudantil contra a tarifa do transporte coletivo em Florianópolis virou tema do documentário Impasse, dirigido pelos jornalistas catarinenses Juliana Kroeger e Fernando Evangelista. Com 80 minutos de duração, o filme mostra cenas inéditas na TV e flagrantes de violência durante os atos públicos.

Feito pela produtora independente Doc Dois, Impasse mostra as cinco semanas de manifestações, entre maio e junho de 2010, em Florianópolis, e revela o que pensam os usuários, trabalhadores, especialistas e empresários do transporte na Capital.

O diretor Fernando Evangelista conta que a equipe, no começo, percorreu os locais onde aconteciam as manifestações para fazer um registro jornalístico, dada a importância do assunto para a cidade. Um trabalho parecido havia sido feito em 2005, porém mais focado nas ações policiais.

Na segunda semana de protestos na Capital, os diretores analisaram o conteúdo das gravações e decidiram que o material merecia um documentário aprofundando as questões mais polêmicas.

O filme ficou pronto em quatro meses e traz, além dos registros das manifestações de 2010, entrevistas e outras imagens de arquivo de 2004 e 2005.

O objetivo dos diretores é que o tema seja visto e debatido, e que as pessoas possam refletir sobre a questão do transporte coletivo.

— O documentário também aborda direitos e limites de um movimento social na democracia e o papel da polícia — explica Evangelista.

Impasse pretende expor as contradições e as diferenças de posição dos estudantes, dos representantes dos governos municipal e estadual, e mostrar porque Florianópolis tornou-se um símbolo na luta pelo transporte público no Brasil.

Estreia

O documentário estreia no dia 16 de setembro, às 19h30min, durante a 9º Semana do Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A exibição terá entrada gratuita e será no auditório da Reitoria.

Haverá venda de DVDs para o público ao preço de R$ 15. Quem não puder assistir à estreia pode entrar em contato com os diretores para a compra do DVD e acompanhar a agenda de exibições no site oficial: http://www.impasse.com.br

O documentário também deve ser distribuido gratuitamente para 60 universidades públicas do país e em seis escolas públicas da Grande Florianópolis.

spot_img
spot_img