23.1 C
fpolis
sexta-feira, março 29, 2024
Cinesystem

Editora da UFSC inaugura arquivo digital e começa a publicar e-books

spot_img

Editora da UFSC inaugura arquivo digital e começa a publicar e-books

spot_imgspot_img

Lançamentos de Cruz e Sousa (“ Últimos Sonetos”), Alckmar dos Santos e Ilse Scherer já estão em formato eletrônico com acesso livre pelo site www.editora.ufsc.br

Até o próximo ano, Editora pretende publicar 40 obras do seu acervo em meio digital

O clássico “Últimos Sonetos”, de Cruz e Sousa, é a obra que inaugura o recém-criado Arquivo Digital, da Editora da Universidade Federal de Santa Catarina e uma série de projetos nessa área que incluem também a gravação de audiobooks. Com acesso livre pelo endereço eletrônicowww.editora.ufsc.br, o arquivo oferece a seus leitores obras em formato eletrônico (e-book), com arte final e folheáveis como um livro de papel. As obras digitais poderão ser lidas, na íntegra, ou na versão impressa, que continuará a ser oferecida nas livrarias cadastradas pela EdUFSC, e também na livraria virtual da editora, no mesmo endereço.

Outro dois lançamentos já estão disponíveis para leitura com acesso livre no site da EdUFSC: o estudo sociológico “Movimentos Sociais e Participação”, de Ilse Scherer-Warren e Lígia Helena Hahn Lüchman, e o romance “Ao que minha vida veio…”, de Alckmar Luiz dos Santos. Este último é o vencedor do Prêmio Salim Miguel 2011 – Romance, realizado pela EdUFSC, com lançamento marcado para 4 de novembro, na Livraria da Vila, em São Paulo, e no final de novembro em Florianópolis, em data a ser confirmada. Todas as obras oferecidas pelo Arquivo Digital podem ser também adquiridas no formato impresso.

Até o próximo ano, a Editora pretende disponibilizar no seu site 40 livros em formato digital. “A criação do Arquivo Digital não apenas democratizará a leitura, como oferecerá ao leitor a possibilidade de consultar os produtos da EdUFSC, antes de adquiri-los ou recomendá-las a outros leitores”, salienta o diretor Sérgio Medeiros.

E os projetos na área de democratização do acesso a leitura com o uso das novas tecnologias não param aí. Em novembro, entrará no ar, no sitewww.editora.ufsc.br, o Arquivo Multimídia, com a leitura em voz alta de obras do catálogo da EdUFSC. Autores e convidados já estão iniciando o processo de gravação dessas leituras. O contista Silveira de Souza e o romancista Alckmar dos Santos vão estrear o projeto que, segundo Medeiros, tem como objetivo ampliar a divulgação na Internet das obras que publica no formato impresso.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img