spot_imgspot_img
Florianópolis, 9 dezembro 2024
spot_imgspot_img

Empresa de Florianópolis obtém reconhecimento em prêmio nacional de design

MarketingEmpresa de Florianópolis obtém reconhecimento em prêmio nacional de design
spot_img

ACATE é premiada como Hub de Tecnologia do Ano no Startup Awards 2024

A ACATE (Associação Catarinense de Tecnologia) acaba de conquistar,...

Festival Viva o Norte da Ilha movimenta a economia local e celebra sucesso na 5ª edição

Organizado pela Associação Empresarial de Florianópolis (ACIF), o Festival...

CRM Zummit cresce em 2024 e se consolida como palco de inovação em vendas no Brasil

Evento triplica público e confirma trilhas voltadas para marketing...
spot_img

Compartilhe

Futuron Soluções Plásticas contou com serviços de especialistas do SENAI para desenvolver produto e confeccionar protótipo.

26-10-2010 – A empresa Futuron Soluções Plásticas, de Florianópolis, obteve a categoria prata no Prêmio Idea Brasil 2010 com o case do produto Flexpin Grampos Multiuso. O prendedor de roupas, com três molas, reduz o amassamento das roupas e oferece múltiplos encaixes, além de ter maior durabilidade. O desenvolvimento do produto contou com a colaboração dos consultores do SENAI em Joinville Cesar Augusto Guerra e Carlos Fusinato.

Em um ano de mercado, o Flexpin já ganhou dois prêmios internacionais: o Prêmio Excelência em Plásticos de Engenharia, realizado na Feira e Congressos Internacionais de Composites, Poliuretano e Plásticos de Engenharia, maior feira do gênero da América do Sul; e o Prêmio Idea/Brasil, edição brasileira do maior prêmio de design dos Estados Unidos, o Idea Awards. O projeto do produto também está classificado para a etapa internacional e é finalista do IF Design 2011, maior concurso do design na Europa, realizado em Hannover (Alemanha).

O Flexpin é resultado de 13 anos de desenvolvimento, feito em plástico de engenharia policarbonato. Além das contribuições dos especialistas do SENAI, a Futuron contou com a instituição para fazer mais de 20 protótipos em ABS (plástico de engenharia) via processo Fused Deposition Modeling (FDM), ou prototipagem em deposição de material fundido) e prototipagem com usinagem em aço. Não fossem os custos baixos do sistema de prototipagem FDM, seria praticamente impossível concluir o projeto do Flexpin, explica a direção da Futuron.

Atualmente a Futuron está desenvolvendo um particionado, em parceria com o SENAI, o projeto de um cabide particionado. Segundo os executivos da empresa, será um produto tipo exportação, mas que também vai atender o mercado interno. A expectativa é que o novo produto possa sacudir o mercado.

Semana Internacional

A inovação como estratégia de desenvolvimento da indústria será debatida na Semana Internacional da Inovação & Competitividade, que será promovida pelo SENAI, de 10 a 12 de novembro, na FIESC. A programação prevê o 4º Simpósio Internacional de Inovação e Competitividade (no dia 10), o Encontro Nacional de Gestores de Inovação do SENAI e o 5° Encontro de Consultores SENAI/SC (dia 11) e a etapa estadual do Prêmio CNI/FIESC 2010 (dia 12). Aberto a convidados, o Simpósio de Inovação e Competitividade contará com as palestras de representantes do Silvio Meira (de Centro de Estudos e Sistemas Avançados de Recife-PE), Frank Wagner (do Instituto Fraunhofer, de Stuttgart, na Alemanha) e Arianna Vignati (do Instituto Politécnico de Milão, na Itália). O evento conta com o apoio do Departamento Nacional do SENAI.

Durante o evento serão apresentadas 10 inovações desenvolvidas nas indústrias, com a contribuição da consultoria tecnológica do SENAI. Entre os projetos estão Adoçante dietético, da Sachê & Sache, de Ilhota-SC, e a bisnaga biodegradável, de São José-SC. O adoçante Meu Gosto, produzido a partir da Taumatina, reduz o gosto residual. Já a bisnaga para produtos de higiene pessoal é feita à base de milho e deteriora-se em 180 dias, contra 100 anos dos plásticos tradicionalmente utilizados nesses produtos.