18.7 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Empresários catarinenses terão novo canal de negócios pela internet

spot_img

Empresários catarinenses terão novo canal de negócios pela internet

spot_imgspot_img

Sebrae/SC lançará o portal de negócios Rede Empresas para fomentar compras eletrônicas entre grandes e pequenas empresas

O Sebrae/SC, cumprindo sua missão estratégica de fomentar o crescimento dos negócios das pequenas e micro empresas (PME), lançará um portal especializado em atender processos de compras eletrônicas de grandes empresas. O evento será realizado no Centro Empresarial Social e Cultural de Brusque, no dia 7 de dezembro.

O processo se dará através de um banco de fornecedores de PME previamente homologados e preparados para operar em tecnologia digital. O objetivo mínimo do portal Rede Empresas é reunir 20 grandes empresas compradoras, 1400 fornecedores de pequeno e médio porte e movimentar, até o final de 2011, R$ 15 milhões.

De acordo com o gerente de Comunicação e Mercado do Sebrae/SC, Spyros Diamantaras, o projeto desenvolve o empreendedorismo ao aproximar as grandes empresas das pequenas. “Este projeto irá despertar o interesse em aumentar a competitividade das pequenas e microempresas que logo perceberão as vantagens por participarem da cadeia de valor de grandes empresas nos seus segmentos e região”, descreve.

O prognóstico tem como base um período de experiência iniciado há dois meses com apenas uma instituição compradora e duas empresas fornecedoras, e que já gerou R$ 500 mil em negociações durante o período de operação experimental do portal http://www.redeempresas.com.br/

Setor público também pode participar

O portal não é exclusivo para as empresas privadas. As instituições públicas também poderão utilizar seus serviços, como forma de cumprir as legislações que tratam da obrigatoriedade da transparência e da destinação mínima de negócios às micro e pequenas empresas. Desenvolvido na plataforma Paradigma WBC – Web Business Center, que já atende outros 50 portais de compras públicas e de empresas privadas no país, o Rede Empresas oferecerá soluções de cotação eletrônica, pregão eletrônico, compra direta e ferramentas complementares de requisição de compras, envio de pedido e autorização de fornecimento.

O portal oferecerá, inicialmente sem custos, soluções de intermediação de negócios entre compradores e fornecedores de serviços ou produtos. As empresas interessadas em compor a rede de fornecedores e compradores poderão realizar seu cadastro diretamente no próprio portal. Após o cadastramento, o Sebrae/SC habilitará a empresa cadastrada em um prazo de até oito horas.

Economia de 10%

Para garantir a qualidade da prestação de serviços, serão criados canais de acompanhamento da relação comercial entre comprador e fornecedor. Toda comunicação e transação ocorrerá em ambiente eletrônico, reduzindo significativamente as despesas e tempo de processos de compra e venda, podendo gerar economias operacionais da ordem de 10% sobre o preço dos produtos e serviços comercializados que poderão ser negociados a preços mais competitivos, também viabilizados pela maior escala de vendas potencial ao alcançar uma base maior de mercado.

O Sebrae pretende expandir o sistema para todo o Brasil, como modelo de serviço e sucesso de canal de vendas de elevado valor percebido pelas pequenas e micro empresas. “Queremos atingir primeiramente o mercado catarinense e, quando estivermos consolidados, ampliar esse leque para outras localidades como Piauí, Pernambuco e Paraíba inicialmente que já demonstraram interesse”, comenta Diamantaras.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img