20 C
fpolis
sábado, maio 28, 2022
Cinesystem Villa Romana Shopping

Encontro em Florianópolis discute inclusão digital nas escolas

spot_img

Encontro em Florianópolis discute inclusão digital nas escolas

spot_imgspot_img

Será realizado dias 12 e 13 de dezembro no Morro das Pedras Hotel, em Florianópolis, o II Encontro das Escolas participantes do ProUCA em Santa Catarina – Desafios Pedagógicos e da Gestão. Em Santa Catarina a instituição de ensino superior responsável pelo projeto é a UFSC, sob coordenação das professoras Edla Maria Faust Ramos e Roseli Zen Cerny, Coordenadora Pedagógica do Laboratório de Novas Tecnologias – Lantec/CED, órgão executor, com participação da Secretaria da Educação do Estado e Secretarias de Educação dos municípios participantes do ProUCA. A coordenação do evento é das professoras Elizângela Bastos Hassan e Edla Maria Faust Ramos.

O ProUCA tem como objetivo promover a inclusão digital, pedagógica e o desenvolvimento dos processos de ensino-aprendizagem de alunos e professores das escolas públicas brasileiras, mediante a utilização de computadores portáteis (laptops). Esses equipamentos poderão ser utilizados tanto nos espaços escolares (sala de aula, pátio, laboratórios etc.) por estudantes e professores, de acordo com regras a serem estabelecidas, como em suas residências, iniciando assim um processo de inclusão digital de familiares e da comunidade em geral.

O ProUCA encontra-se na sua fase piloto e mais de 300 escolas receberam os laptops para todos os seus alunos e professores já no ano de 2010. Em Santa Catarina treze escolas receberam os computadores, sendo cinco delas da rede Estadual de Ensino, sete da rede Municipal e um da rede federal.

Esse encontro final, segundo os organizadores, tem como foco dois pontos principais: fazer uma avaliação global da fase piloto do Pro-UCA em SC analisando as experiências pedagógicas inovadoras e os resultados do processo de formação de modo a definir metas e ações para a continuidade do processo em 2012.

Informações sobre o encontro pelos fones (48) 3237-9849, (48)3237-9583 e (48)3237-9211, ou Elizangela, 9618-4844.

spot_img