23.9 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

Especialista em Shakespeare fala sobre O Mercador de Veneza, no Cinema, Chá e Cultura

spot_img

Especialista em Shakespeare fala sobre O Mercador de Veneza, no Cinema, Chá e Cultura

spot_imgspot_img

Cinema, Chá & Cultura traz Shakespeare, novamente, no dia 21 de maio (sexta-feira), às 19 horas. Desta vez, será exibido O Mercador de Veneza (2004) que se passa no século XVI, quando o jovem nobre Bassanio (Joseph Fiennes) pede dinheiro emprestado ao amigo Antonio (Jeremy Irons), para viajar a Belmont e pedir a mão de Portia (Lynn Collins). Como Antonio não tem o dinheiro disponível naquele momento, a solução é procurar o agiota Shylock (Al Pacino), que pede como garantia uma libra da própria carne de Antonio, caso a dívida não seja paga na data estipulada. As ressurgências de preconceitos e discriminações no século XXI nos convidam a lançar um olhar mais aprofundado sobre O Mercador de Veneza. A peça e o filme revelam os mecanismos da lógica maniqueísta, tomando como objeto de reflexão o ódio racial, religioso e cultural entre o judeu e o cristão, atados em simbiose econômica na Veneza renascentista, centro do capitalismo emergente. A intolerância recíproca é responsável pela explosão dos ódios e agressividades em suas relações de oposição e dependência.

Para apresentação, a convidada é a Professora Dra. Anna Stegh Camati, que possui Graduação em Letras Anglo-Germânicas e Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa pela UFPR, Doutorado em Língua Inglesa e Literaturas Inglesa e Norte Americana pela USP e Pós-Doutorado pela UFSC. Lecionou na Universidade Federal do Paraná até 1996. Atualmente é Professora Titular do Centro Universitário Campos de Andrade (UNIANDRADE). Atua em pesquisa, orientação e docência na Área de Letras, na Graduação, Especialização e Mestrado em Teoria Literária, com ênfase em Dramaturgia e Teatro, principalmente nos seguintes temas: apropriações/ adaptações de Shakespeare, linguagens cênicas e fílmicas, dramaturgias contemporâneas e teatro pós-dramático.

Promovido pela Fundação Cultural BADESC e pela Cultura Inglesa de Florianópolis, Cinema, Chá & Cultura é um projeto dedicado à exibição de filmes relativos a obras literárias da tradição anglófona, com a participação dos organizadores e de convidados, alternadamente. Para os organizadores, Professores Dra Anelise R. Corseuil (UFSC), Dra Brígida de Miranda (UDESC), Ms. Leon de Paula (UDESC) e Dra. Maria Cecília de M. N. Coelho (UFMG), os encontros são uma oportunidade de exibir filmes variados e promover a discussão sobre literatura (principalmente a dramática) e cinema. A atividade, gratuita, começa com uma apresentação, durante a qual os participantes poderão se servir de chá, feito ao modo inglês, e oferecido pela Cultura Inglesa de Florianópolis. Em seguida será exibido o filme, legendado, em formato DVD.

Informações

Fundação BADESC: R. Visconde de Ouro Preto, 216 – Florianópolis – 3224-8846fundacaocultural@badesc.gov.br

Cultura Inglesa: R. Rafael Bandeira, 335 – Florianópolis – 3224-2696 recepcaofln@culturainglesa-sc.com.br

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img